Participação popular marca I Conferência Municipal do Esporte

Evento reuniu gestores públicos e representantes da sociedade civil

Entre os dias 09 e 10 de abril, a população de Fortaleza debateu o futuro das Políticas Públicas de Esporte e Lazer, durante a realização da I Conferência Municipal do Esporte.

Iniciativa da Prefeitura de Fortaleza, juntamente com a Secretaria de Esporte e Lazer (Secel), a Conferência reuniu centenas de gestores públicos e atores sociais no Complexo de Cidadania João Marçal de Mesquita, na Barra do Ceará.

Na abertura do evento, no dia 09 de abril, o titular da Secel, Evaldo Lima, falou da importância de planejar as políticas de esporte para a próxima década, tendo em vista os desafios do Brasil na realização da Copa do Mundo de 2014 e dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos, em 2016.

Representando o Ministério do Esporte, o coordenador de mobilização da III Conferência Nacional do Esporte (Região Nordeste), Ossi Ferreira Lima, destacou o caráter democrático das conferências, que fomentam debates nos municípios brasileiros antes de definir metas nacionais para o segmento.

No sábado, 10 de abril, ocorreram os debates sobre as linhas temáticas definidas pela Conferência Nacional. Cada eixo temático definiu 10 linhas de ação gerais e até quatro metas com sugestões de iniciativas para atingir os objetivos determinados.

Após a construção do plano de ações e metas para o Brasil e para Fortaleza, ocorreu a eleição de 90 delegados que irão representar o município na III Conferência Estadual.

A etapa municipal faz parte da III Conferência Nacional do Esporte (CNE), que vai ocorrer em Brasília, entre os dias 03 e 06 de junho.

Fonte: Assessoria de imprensa da Secel