Alunos se recusam a passar pela catraca da Linha 9 UFT

PM é chamada para conter alunos que não aceitaram passar pela catraca dentro do Campus de Palmas.

Desde o dia 01 de abril, data de ínicio das mudanças no acesso à Linha 9 UFT, não faltam críticas quanto à implantação do novo sistema de cartão eletrônico. A situação mostra-se mais grave no período noturno, onde há menos circulação e uma concentração maior de estudantes, o que tem causado tumulto na hora de subir na lotação, devido a exigência do uso da catraca.

Na noite desta terça-feira, no ponto do Campus de Palmas, ocorreu a primeira manifestação visando o fim da exigência de passagem pela catraca dentro da área da universidade.

A manifestação

Ao parar o veículo no ponto de coletivo do Bloco B, muitos estudantes entraram pelas portas traseiras, evitando utilizar a catraca. Segundo interlocutores, o motorista negou-se a continuar o trajeto enquanto os acadêmicos não saíssem do ônibus e passassem pela catraca. A Polícia Militar foi chamada, mas não houve confronto com os manifestantes.

Alunos reclamam de outros problemas

Ainda, há estudantes informando que tiveram o Cartão Especial bloqueado, sem justificativa, pelo sistema de acesso. Outro problema ocorrido nesta terça-feira, foi a troca inesperada e inexplicada de ônibus no horário do almoço, que contribuiu para o desperdício de uma integração

Para somar ainda mais transtornos, é comum alguns motoristas, quando há muitos estudantes aguardando a subida no veículo, forçar a entrada dos usuários acelerando o motor e às vezes, iniciando o movimento do ônibus – impedindo a entrada dos que esperavam passar pela catraca. (Com informações do Blog de Representação Discente no Consuni-UFT)