Sem categoria

Wilson Lima é candidato de Roriz, diz manifesto dos comunistas

O PCdoB lançou nesta quarta (14) um manifesto apresentando à população o candidato Messias de Souza na eleição indireta ao Governo do Distrito Federal que acontece no próximo sábado (17), na Câmara Legislativa. Na ocasião, o partido defende a unidade das forças progressistas para derrotar na mesma eleição Wilson Lima, candidato do ex-governador Joaquim Roriz.

“A decisão que os distritais tomarem será, na realidade, o primeiro turno da eleição direta que ocorrerá em outubro. No governo, Wilson Lima colocará a máquina estatal a serviço da candidatura de Roriz para o Distrito Federal e de José Serra para a Presidência da República”, diz o manifesto.

De acordo com o documento, nos quatro mandatos que comandou Brasília, Roriz promoveu o descaso com a saúde, a segurança e o transporte público, a deterioração das condições de trânsito e aumento vertiginoso da violência.

“Seus métodos políticos lhe valeram processos no Tribunal Regional Eleitoral, que o levaram a renunciar ao mandato de senador da República para evitar danos maiores à sua carreira. Na sua gestão, a máquina pública inchou e perdeu eficiência.”

Segundo o PCdoB, Roriz foi o mentor do esquema que propiciou ao seu sucessor e afilhado político, José Roberto Arruda, “desenvolver na capital a estrutura de corrupção que lhe acarretou uma temporada na cadeia e a destituição do governo”. Para os comunistas, é esse esquema que será perpetuado se o candidato de Roriz vencer as eleições.

“O PCdoB conclama à unidade das forças democráticas e progressistas para impedir que o retrocesso avance na Capital Federal. Somente unidos, os partidos comprometidos com as mudanças em Brasília, teremos condições de vencer o esquema de Roriz na eleição indireta e nas eleições diretas para o Governo do Distrito Federal.”

Perfil de Messias

O candido Messias, junto com o seu vice Olgamir, é apresentado como uma alternativa de gestão honesta, transparente, competente, eficiente, democrática e participava no DF. Ainda é apresentado como candidato das forças política que dão sustentação ao Governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

“Messias de Souza é um alagoano que vive em Brasília desde 1985. Foi assessor especial do ministro da Fazenda, Guido Mantega, com quem trabalhou no enfrentamento da crise econômica que afetou o mundo capitalista e que foi rapidamente superada no Brasil. Foi secretário de Desenvolvimento Social do governo Cristovam Buarque (1995-98) e presidente da Fundação do Serviço Social”, diz o texto.

Um dos compromissos do candidato é combater a corrupção e garantir a execução das obras e a melhoria dos serviços públicos na capital.

Além de Messias, estão na disputa Aguinaldo de Jesus (PRB), Luiz Filipe Coelho (PTB), Antonio Ibañez Ruiz (PT), Rogério Rosso (PMDB), Nilton Reis (PV) e Wilson Lima (PR).

Da Sucursal de Brasília,
Iram Alfaia