Capixabas na criação do Fórum dos Movimentos Sociais do PCdoB

Foi realizado nos dias 09 e 10 de abril em Brasília o 3° Encontro Nacional dos Movimentos Sociais do Partido Comunista do Brasil, na oportunidade Renato Rabelo Presidente do PC do B, também assumiu a presidência do Fórum dos Movimentos Sociais.

Bandeiras ok

Para ele “a idéia central é acumular forças, dar norte para a tática e estratégia, com o objetivo de conquistar maior liberdade política para o povo. Esta é uma bandeira do movimento social, cuja autonomia é importante para o governo. O movimento social, popular, é a força motriz transformadora. Neste sentido, é importante uma plataforma comum, bandeiras comuns, para a construção de um novo projeto nacional de desenvolvimento. A construção do socialismo exige base material avançada”.

Lúcia Stumpf, Secretária Nacional dos Movimentos Sociais do PC do B ressaltou em sua fala a importância dos movimentos sociais em relação ao partido. Segundo ela “A CMS – Central dos Movimentos Sociais é o espaço de construção da unidade do movimento social. O povo nas ruas é fundamental para as reformas”. Ela conclamou os participantes á uma grande mobilização para a Assembleia Nacional dos Movimentos Sociais dia 31 de maio e para o dia 01 de junho da CONCLAT – Conferência Nacional da Classe Trabalhadora convocada pelas Centrais Sindicais, que acontecerão em São Paulo.

O objetivo do Fórum é fazer uma interface entre os movimentos Sociais. Para tanto é preciso consolidar o mesmo nos Estados, respondendo as especificidades locais, objetivando dirigir a atuação dos comunistas nas frentes sociais. Estes têm atuado com protagonismo nas Conferências e Conselhos Paritários. As candidaturas dos comunistas devem por no projeto de campanhas reivindicações do movimento social. Outro aspecto de relevância é a criação dos comitês populares de campanha eleitoral.

A criação do Fórum dos Movimentos Sociais è uma resolução de 2006 do partido, este deve trazer os anseios e o estado de ânimo do povo, para que o PC do B tenha uma inserção organizada e consciente no movimento social. O desafio deste será unir todas as frentes em torno de bandeiras comuns de luta: Pré-Sal deve ser investimento no futuro do país; Reforma Agrária deve ter como alvo o grande latifúndio; Redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais, atinge a todos; Desenvolvimento Sustentável; Inovação Tecnológica; Saúde, cujo gasto per capta é pequeno no Brasil; Educação…

Representantes da Unegro, Cebrapaz, UBM, UJS, CTB, do Espírito Santo marcaram presença no encontro. Presença marcante também foi do Embaixador de Cuba, Carlos Amora. Segundo ele “a mídia tenta desmoralizar Cuba. Por isso, é importante desmascarar o ataque da grande mídia. Cuba sofre ofensiva da direita imperialista, que é contra todos os movimentos progressistas e revolucionários da América Latina. O objetivo do bloqueio econômico é uma política para criar fome e miséria, gerando uma divisão interna no país”. Sobre a morte de Zapata, ressaltou que era um delinqüente comum, não era dissidente político. Em Cuba 100% da população têm saúde de qualidade, isso é Direitos Humanos. Atacar Cuba tem como objetivo derrotar as forças políticas progressistas no Brasil, neste sentido atua a grande mídia.

No encerramento do encontro Renato Rabelo ressaltou a importância do Fórum para o PC do B, por isso o Presidente do Partido preside o mesmo. Também fez uma análise da conjuntura política. As eleições de 2010 é a luta entre dois projetos. A grande mídia já fez sua opção por José Serra do PSDB. Dilma é a expressão do anti-conservadorismo. Não se pode perder de vista os avanços do Governo Lula. Hoje há melhores condições para a implantação de um Novo Projeto Nacional de Desenvolvimento, cuja liderança deve ser com frentes políticas de base social, tendo partido de esquerda. Por isso, vamos com Dilma para o país avançar, avançar e avançar.

Welington Barros
Coordenação Comunicação e Imprensa da UNEGRO-ES
E-mail [email protected]