Cirurgiões da Santa Casa paralisam atividades por dois dias

Os médicos cirurgiões da Santa Casa de Misericórdia de Fortaleza voltam a paralisar suas atividades, desta vez por dois dias (22 e 23 de abril-quinta e sexta-feira). A decisão foi tomada em assembleia geral da categoria, realizada na noite desta segunda-feira (19.04), na sede do Sindicato dos Médicos, com a presença do provedor Luis Marques e do secretário de Saúde do Estado, Arruda Bastos.

Os médicos reivindicam receber os honorários de acordo com Classificação Brasileira Hierarquizada de Procedimento Médicos (CBHPM) com redutor de 40% e não através da tabela do Sistema Único de Saúde (SUS) como acontece hoje.

Durante a assembleia, cirurgiões e gestores não chegaram a um acordo. Segundo os médicos, os valores apresentados estão muito distantes do que deseja a categoria, que há mais de dois anos reivindica esse benefício já conquistado pelos anestesistas. Por esse motivo decidiram escalonar o movimento, paralisando suas atividades por dois dias. Na próxima segunda-feira (26.04), está marcada nova assembleia para avaliar o movimento.

Durante os dias de paralisação não serão realizadas as cirurgias eletivas, nem o atendimento ambulatorial. Ainda segundo os médicos, os cirurgiões da Santa Casa realizam 40 cirurgias/dia e cerca de 400 atendimentos ambulatoriais. Durante dois dias de paralisação esses procedimentos não serão realizados.

Fonte: Assessoria de Imprensa do SIMEC