Conferência de Esporte em Sobral discute plano decenal

Profissionais de diversas áreas do Programa Segundo Tempo (PST) de Sobral estão participando do processo de Conferência Nacional do Esporte, cujo tema central é o Plano Decenal do Esporte e Lazer.

Conferência de Esporte Sobral

Coordenação geral e pedagógica, coordenadores setoriais, coordenadores de núcleo e monitores estiveram presentes nas etapas municipal e regional e deram as suas contribuições nos grupos de trabalho, que tinham por objetivo discutir e propor ações e metas para as linhas estratégicas – já definidas pela Comissão Organizadora da Conferência Nacional –, que integrarão o Plano Decenal do Esporte e Lazer, sendo o mesmo indicado como proposta de lei, para organizar os anseios da sociedade em políticas de Estado.

Entre os avanços que essa “possível futura lei” pode trazer aos brasileiros, destacamos a transformação a ser vivenciada pelos programas sociais que desenvolvem ações de enfrentamento aos riscos sociais e de democratização do esporte e do lazer, como o Segundo Tempo e o Esporte e Lazer da Cidade. Esses programas não mais sofreriam descontinuidade de ações, teriam seus impactos consolidados e não estariam mais atrelados a projetos de governo, na medida em que se tornassem políticas públicas de Estado. Esses avanços estarão diretamente relacionados à transformação do Sistema Nacional do Esporte e Lazer em um projeto de lei.

Na etapa municipal, ocorrida nos dias 09 e 10 de abril de 2010, no Centro de Convenções Inácio Gomes Parente em Sobral, 47 profissionais do PST colaboraram com as discussões nos 10 grupos de trabalho, destacando-se a participação nas linhas estratégicas: Sistema Nacional do Esporte e Lazer, Esporte, Lazer e Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação e Esporte de Alto Rendimento, onde o Programa foi objeto de análise, debates e propostas.

Dia 15 de abril, no Auditório Central da Universidade Estadual Vale do Acaraú (Campus Betânia) ocorreu a etapa regional da Conferência. Nessa ocasião, cerca de 60% dos participantes representavam o município de Sobral, de diversos segmentos sociais. Das 63 pessoas que representaram Sobral, 40 delas integram o corpo de profissionais do Programa Segundo Tempo que participaram ativamente dos debates e da (re) elaboração das propostas. Além das contribuições, Sobral ampliou o número de delegados, de 8 para 24. Desses 24 delegados, 7 pessoas estão diretamente ligadas ao Programa. Em outros municípios, também tivemos profissionais do PST eleitos como delegados. Todos participarão da III Conferência Estadual do Esporte, no dia 30 de maio, em Fortaleza.

Delegados de Sobral

Eleitos na Conferência Municipal: Antônio Manoel Ferreira, Carlos André Monteiro do Amaral, Joaquim Alves Neto, José Cláudio Ferreira Lino, José Osmar Vasconcelos Filho, Núbio Vidal de Negreiros Gomes, Rômulo Carlos de Aguiar, Rosaldo Costa Freire.

Eleitos na Conferência Regional: Adalberto Pereira da Silva, Ana Paula Marques Gabriel, Ana Rachel Alves de Sousa, Anaísa Alves de Moura, Antônio Dias Lima Filho, Danuse Alves Rocha, Domingos Sávio Paiva Gomes, Emílio Sousa Albuquerque, Eugênio Paceli Sampaio Silveira, Francisco Anastácio Dourado Félix, João Paulo Montenegro Santiago, Karla Mara Coelho Ponte de Oliveira, Karlos Patrick de Paula Pessoa, Marcos Antônio Rodrigues Dantas, Tereza Cristina Mendes Carneiro, Terezinha de Jesus do Nascimento.

Fonte: Secretaria de Esporte e Juventude de Sobral