Sem categoria

Pré-campanha de Dilma quer mobilizar 300 deputados federais

Do jantar na residência do deputado federal Eunício Oliveira (PMDB-CE), na noite desta segunda-feira, 19, em Brasília, ecoou a estratégia de mobilizar os congressistas para fortalecer a pré-campanha de Dilma Rousseff (PT) à presidência da República. "São mais de 300 deputados federais espalhados pelo País. Eles estarão engajados nessa fase", informa o líder do governo na Câmara, Cândido Vaccarezza (PT-SP).

Depois do lançamento do site pessoal (http://www.dilmanaweb.com.br/), Dilma compareceu ao encontro e recebeu manifestações de apoio dos líderes dos partidos da base aliada (PMDB, PCdoB, PDT, PR e PRB). A estratégia de capilarização da candidatura petista inclui o agendamento de reuniões políticas nos Estados, coordenadas por parlamentares. Cotado para vice, o peemedebista Michel Temer participou do encontro. Para Michel Temer, depois de chefiar a Casa Civil, Dilma passou a conhecer os problemas do Brasil "com profundidade".

Dilma recebeu declarações de apoio também dos partidos alvo do "ataque especulativo" tucano, nas palavras de um dos participantes do encontro.

Fábio Faria (PMN) elogiou Dilma após o encontro. "Ela conhece o Rio Grande do Norte mais do que nós deputados".

Já para a deputada Vanessa Grazziotin, do PCdoB, a eleição da ex-ministra será particularmente importante para as mulheres.

A ex-ministra, cuja tarefa não incluía o contato direto ou a negociação com os deputados, esforçou-se para mostrar-se acessível. E fez as devidas vênias ao comando do PMDB, acenando na direção esperada pelo partido. Declarou que Temer tem todas as qualificações para reivindicar "qualquer cargo" no país, inclusive de vice-presidente.

Compareceram ao jantar, entre outros líderes e parlamentares: do PMDB, Henrique Alves; pelo PT, Fernando Ferro; do PP, João Pizzolatti; do PR, Lincoln Portela; do PDT, Dagoberto Nogueira; do PTB, Jovair Arantes; do PCdoB, Vanessa Graziotin; do PSC, Hugo Leal; do PMN – Fábio Faria; do PHS, Miguel Martini; do PRB, Kleber Verde; do PTC, Carlos Willian, pela Liderança do governo, Cândido Vacarezza, pela bancada feminina, Alice Portugal. Além dos presidentes das legendas que já declararam apoio à ex-ministra.

Antes da conversa noturna, os presidentes dos partidos indicaram seus representantes para o conselho político da campanha da ex-ministra da Casa Civil. Marcada para 3 de maio, a primeira reunião "oficial" contará com a presença da equipe de marketing de Dilma, que pretende transmitir as táticas a serem usadas nos Estados. Cada partido conta com um assento no conselho que vai formular os atos da campanha.

Com agências

Confira também na RÁDIO VERMELHO – Renato Rabelo: os partidos da aliança são o Partido da Dilma