Coordenação dos Movimentos Sociais realiza Plenária Estadual

A Coordenação dos Movimentos Sociais (CMS) no Ceará realizou na manhã desta sexta-feira (23/04) sua plenária estadual. O encontro que aconteceu no auditório da CUT/Ceará reuniu representantes de diversos segmentos dos movimentos sociais e sindicais.

Fortalecer a CMS no Ceará. Este foi o principal objetivo da plenária que reuniu lideranças e militantes de várias organizações sociais cearenses. Jerônimo Nascimento, presidente da Centra Única dos Trabalhadores do Ceará (CUT/CE) e membro da CMS cearense, afirmou que a organização pretende ser o instrumento de diálogo que agrega movimentos sociais e sindical. “Em todos os momentos que fomos chamados, a CMS correspondeu e participou do embate. Neste momento mesmo, estamos apoiando as ocupações do MST em Fortaleza e as diversas greves que estão acontecendo em todo o Ceará. Precisamos, porém, fortalecer a entidade, participando da plenária nacional que acontece em junho deste ano”, ressaltou.

Ailson Duarte, dirigente da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB) e também membro da CMS, destacou que a organização popular aglutina o debate e a luta em defesa dos movimentos sociais. “Criada em 2004, a CMS passou por um período de dificuldades. Agora queremos retomar as ações da coordenação e este ano eleitoral será de muita luta, mobilização e pressão”, ressaltou. Para Ailson, cada entidade fica muito concentrada em suas ações e a CMS surge para aglutinar essas forças. “Queremos criar uma rede de solidariedade, fazer com que os movimentos participem do dia a dia uns dos outros”, enfatizou.

Além de reforçar a importância de se fortificar as ações da CMS no Ceará, a plenária também discutiu a mobilização dos delegados(as) que participarão da Assembleia Nacional dos Movimentos Sociais, que acontecerá no dia 31 de maio de 2010 em São Paulo, seguida ela Conferência Nacional da Classe Trabalhadora, organizado pelas centrais sindicais.

O Secretário de Políticas Sociais da CUT Nacional, Solaney Magalhães fez uma análise de conjuntura atual dos movimentos nacionais e apresentou o Projeto Nacional da Coordenação dos Movimentos Sociais.

Encaminhamentos

A plenária tirou como encaminhamentos a escolha de uma comissão para solicitar junto aos órgãos públicos ajuda no deslocamento dos delegados que irão participar da Assembleia Nacional em São Paulo; apresentar emendas ao documento proposto pela CMS nacional e definir os delegados que irão representar o Ceará na Assembleia de modo que seja o mais representativo possível.

Participaram da plenária o Deputado Estadual Lula Morais (PCdoB), representantes do Sindsaúde, Sindtextil, UJS, Sindpetro, Sindicato dos Bancários, Asseio e Conservação, Unegro, Sindetran, Sindicato dos Vigilantes, Movê-los, UNE, Central dos Movimentos Populares, Federação de Bairros e Favelas dentre outras entidades.

A CMS no Ceará congrega diversas entidades dos movimentos sociais no Estado como a Central Única dos Trabalhadores (CUT), Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), Movimento dos Trabalhadores sem Terra (MST), Federação de Bairros e Favelas de Fortaleza, Central dos Movimentos Populares, União Brasileira de Mulheres (UBM), Marcha Mundial de Mulheres, União Nacional dos Estudantes (UNE), União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES), União da Juventude Socialista (UJS), União dos Negros pela Igualdade (Unegro) dentre outros.

De Fortaleza,
Carolina Campos