Casa da Cultura reabre com exposição sobre quilombolas

Depois de 4 meses fechada para reforma, a Casa da Cultura reabre no próximo dia 27 com a exposição “Quilombolas: Tradições e Cultura da Resistência”. Os registros foram feitos pelo fotógrafo André Cypriano a partir do trabalho de pesquisa do professor da UnB e geógrafo Rafael Sanzio Araújo dos Anjos.

Quilombolas - André Cypriano

Em 40 fotografias e 6 mapas, a exposição retrata a história e o cotidiano das comunidades remanescentes dos quilombos. O modode viver, o labor diário das roças e as técnicas agrícolas e a memória ancestral na expressão dos rostos negros.

Idealizados como focos da cultura negra isolados em pontos longínquos do país, os quilombolas estão presentes em quase todos os estados. Desconhecidos, com uma realidade invisível para boa parte da população brasileira, os integrantes dessas comunidades foram e ainda são abnegados por aqueles que desconhecem o real processo de formação da nossa nacionalidade.

Cafundó, Conceição dos Caetanos, Curiaú, Itamatatiua, Kalunga, Mocambo, Mumbuca, Oriximiná, Rio de Contas e Tapuio foram as comunidades escolhidas para o estudo, que revela traços marcantes da ancestralidade africana.

Os mapas são representações gráficas da realidade desses povos e se firmam como ferramentas eficazes de interpretação e leitura do território. As fotos, todas em preto e branco, marcam traços, formas e trejeitos.

As lentes de André Cypriano já são especialistas em registrar povos e comunidades desconhecidas do grande público. Vencedor de prêmios nacionais e internacionais, o também documentarista é o responsável pelos ensaios que contribuem para a ampliação e continuidade das discussões sobre essas comunidades carregadas de história, da nossa história.

“Durante a exposição, a Casa realizará também um ciclo de palestras com a temática negra com a participação de professores pesquisadores nos núcleos IFARADÁ, da UFPI, e NEPA, da Uespi”, conta Josy Brito, diretora da Casa da Cultura. Acontecerão também apresentações de grupos representantes da cultura africana. “Quilombolas” ficará à disposição do público até o dia 10 de junho, sempre de segunda a sexta de 8h às 19h e no sábado de 9h às 13h.