UJS define estratégia de mobilização para 14º Congresso

O dia 1º de maio em Caxias não foi só de comemorações do Dia do Trabalhador. A UJS, em reunião da direção estadual ampliada, definiu os rumos de seu 14º Congresso Estadual.

ujsss

Membros da UJS de 15 municipios apontaram o êxito da Campanha do "Te Liga 16". Segundo Diego Hamester, Coordenador do Coletivo Secundarista da UJS "essa campanha foi vitoriosa porque mobilizou e conscientizou inúmeros jovens do estado, em especial em POA e região metropolitana onde conseguimos iniciar um trabalho mais concreto junto a juventude, pois saimos dela com núcleos organizados e dirigindo grêmios em várias escolas".

Força total no Congresso

A reunião aprovou concentração total de esforços na construção do congresso estadual da entidade. "Precisamos organizar bons congressos municipais da UJS, com muitas assembléias de núcleo, plenárias, congressos regionais etc. É fundamental que os congressos municipais mobilizem toda a juventude e tenham alto nível de politização", foi o que disse Marcos Puchalski, Secretário de Organização da UJS.

Na reunião também foi aprovada a formação da comissão estadual de comunicação, que cuidará da construção do site estadual da UJS e da articulação da rede de blogs. Também ficou aprovado que o congresso se chamará Fábio Wasen, em homenagem ao militante do PCdoB, ex-membro da UJS, que faleceu recentemente em um acidente de carro. "O Fábio sempre se preocupou com o papel da juventude. Pensava nisso 24 horas por dia e nunca se contentava com o que tinha. Sempre se preoucupava em como avançar. A História de militância do Fábio tem a marca da UJS e nós somos os herdeiros dessa história", disse Fenanda Schultz da UJS de Novo Hamburgo.

Ainda apontou-se para a possibilidade de envolver 31 municípios, com 5000 mobilizados organizados em 120 núcleos até o congresso estadual que será no dia 12 de junho em Porto Alegre.

Segundo Titi, da Executiva Nacional da UJS "o Congresso da UJS tem papel central na mobilização da juventude para a luta em torno dos rumos que o país vai assumir no próximo período. A UJS é a entidade que quer construir o Socialismo. Por isso o nosso objetivo deve ser dialogar com cada um dos 50 milhões de jovens do Brasil."

Para o Presidente Estadual da entidade "o Rio Grande vive com um projeto que mais se assemelha com os governos FHC, e isso deve ser o exemplo para a juventude que nao viveu o período neoliberal.Por isso o congresso não pode envolver apenas os filiados da UJS, mas deve dialogar, envolver e debater a nossa tese com toda a juventude. Nesse sentido temos um desafio: fazer com que cada jovem do RS conheça a UJS e saiba do nosso 14º Congresso. Assim teremos uma UJS à altura de travar as intensas lutas que teremos pela frente."

Ainda em Caxias a UJS participou do grande ato da CTB em comemoração ao Dia do Trabalhador que mobilizou 20 mil pessoas. Inúmeras autoridades prestigiar as atividades, todos eles ressaltando o papel da juventude, 70% dos presentes, na luta dos trabalhadores e fortalecendo a luta pela instalação de um Campus da UFRGS em Caxias.