100 anos do Theatro José de Alencar: 15 peças cearenses em cartaz

O Ano 100 do Theatro José de Alencar está marcado por um diálogo com a história do próprio teatro, de Fortaleza e do Ceará. Diversas companhias do Ceará, que passaram e passam pelo palco, retomam seus lugares para fazer o TJA 100% ocupado, um teatro aberto para o mundo.

Theatro José de Alencar

As comemorações do centenário, aberto em junho de 2009 e em cartaz até dezembro de 2010, abre-se em uma constante: trabalhar com o que temos e o que sabemos, mas também com o que não conhecemos, o que está por vir, o que pode ‘tornar-se’. Neste mês, 15 espetáculos entram e permanecem em cena nos mais diversos usos e ocupações dos palcos. Entre eles, a Série Permeio Maracanaú Encena engloba cinco peças teatrais.

Além dos espetáculos, o TJA recebe três mostras que revelam os bastidores do teatro. Entrar no camarim, conhecer a intimidade do artista por meio de livros, revistas, recortes de jornal, fotos, roupas e objetos e ainda saber mais sobre funcionamento da casa. No projeto Camarins Abertos, aberto ao público de 9h às 17h, é possível desvendar o Palhaço Trepinha com fragmentos da história do mais antigo palhaço em atividade no Ceará, José Gomes de Souza.

No Camarim 02 também vale ver a instalação Santo Ofício que conta a história do Tribunal do Santo Ofício, a Inquisição instituída pela Igreja Católica por meio de mais de 70 peças em miniaturas da Cia. Epidemia de Bonecos. E no camarim 04 têm “Bravíssimo – 40 Anos de Teatro de Ricardo Guilherme”, uma homenagem ao ator, diretor e dramaturgo. A partir do dia 17, o Grupo Bagaceira ocupa mais um camarim referenciando seus 10 anos de atividades cênicas.

Confira aqui o que está em cartaz de produções locais nos palcos do TJA em Maio

Fonte: Assessoria de imprensa da Secult