Conf. do Esporte inicia com participação do Governador Pessuti

O evento reúne até a quarta-feira (5), dirigentes esportivos, delegados das conferências municipais e regionais, técnicos e secretários de Estado, na discussão de linhas estratégicas, ações e metas para a elaboração do Plano Decenal do Esporte e Lazer. “A Conferência mobiliza mais de 5 mil pessoas. Temos uma discussão estadual sobre este tema. Isso é fundamental, pois sabemos da importância que a atividade física tem na vida das pessoas”, disse Pessuti.


Da esquerda Wilson Pontes, Marco Aurélio Rocha, Pessuti, Joel Benin e Cassia Damiani.

O governador Orlando Pessuti ressaltou nesta terça-feira (4), em Curitiba, a importância da implantação de políticas públicas voltadas à prática esportiva no Paraná. Ele participou da III Conferência Estadual do Esporte, promovida pela Paraná Esporte e pelo Conselho Estadual do Esporte e Lazer, em parceria com o Ministério do Esporte. “Toda a conferência é de fundamental importância para o estabelecimento de diretrizes, neste caso para o esporte. Eu, como um entusiasta do assunto, dou todo meu apoio a esta causa de importância nacional”, afirmou.

De acordo com o coordenador da Comissão Nacional de Mobilização da III Conferência Nacional do Esporte, Joel Benin, serão discutidas as principais medidas do Ministério dos Esportes, das Secretarias de Estado e prefeituras, para que os projetos bem sucedidos possam ser assumidos como políticas definitivas. “Temos exemplos bem sucedidos, como o programa Segundo Tempo, que cria o contraturno escolar, e a Lei do Incentivo ao Esporte, que permite que as empresas que investem no esporte ganhem isenção fiscal”, explicou o coordenador.

“O objetivo da conferência é pensar o esporte nos próximos dez anos. O tema principal deste evento é o plano decenal de atuação dos governos estadual e federal na área do esporte. Um dos principais fatores que ajudará no processo de aceleração das obras é o diálogo”, afirmou Benin.

A coordenadora geral da III Conferência Nacional do Esporte, Cássia Damiani, explanou que os planos estratégicos de atuação, elaborados nas conferências estaduais serão aprovados em julho, na Conferência Nacional. “Queremos criar um sistema articulado para o esporte, para que em 2016 tenhamos bons resultados nas Olimpíadas. Para isto precisamos de um conjunto de ações que contribuam para a formação de uma política de esportes”, disse.

A coordenadora explicou que nas edições anteriores foram estruturados programas voltados a geração de emprego e renda, além da qualificação e expansão de ações sociais. “Aprovamos a Lei de Incentivo ao Esporte, e outros programas estaduais no âmbito educacional. Esta edição promete estabelecer ações que tornem a prática esportiva um valor permanente na sociedade”, destacou.

O presidente da Paraná Esporte, Marco Aurélio Rocha, destacou que o Paraná é o segundo do País nas Olimpíadas Escolares Nacionais. “Temos um investimento muito significativo na área do esporte. No Paraná este incentivo vem sendo desenvolvido há muito tempo. Os Jogos Colegiais, por exemplo, implantados em 2003, regatado pelo então governador Roberto Requião, têm sido um sucesso. Nosso estado está no segundo lugar, atrás apenas de São Paulo”, explicou.

Rocha sugeriu a criação de uma Secretaria dos Esportes no Paraná. “A Paraná Esporte é uma autarquia da Secretaria da Educação, portanto não tem a mesma autonomia de uma Secretaria de Estado. Espero que os nossos técnicos que participam dessa reunião possam objetivar exatamente isso. Uma secretaria tem recursos próprios, mais autonomia de atuação, e, consequentemente mais resultados positivos”, opinou.

A III Conferencia Nacional do Esporte terá como tema “Plano Decenal do Esporte e Lazer – 10 pontos em 10 anos para projetar o Brasil entre os 10 mais”. O evento será realizado entre os dias 3 e 6 de junho, em Brasília.

Fonte: Agência Estadual de Notícias.