Estudantes querem mudar o DCE/UFRN

No dia 26 de maio, os estudantes da Universidade Federal do Rio Grande do Norte vão eleger a nova diretoria do Diretório Central dos Estudantes José Silton Pinheiro. Tradicional entidade do nosso Estado, a disputa para sua direção envolverá a participação de quatro chapas.

dce-ufrn natal
Nos últimos meses um grupo de estudantes vem se reunindo e debatendo propostas para construir um movimento que eles chamam de “ousado e antenado com a dinâmica da UFRN e com as demandas estudantis”. Hoje eles são a chapa 4, A Novidade Pede Passagem.

Thiago Gladys é um dos três coordenadores gerais dessa chapa. Militante do movimento estudantil desde 2004, Thiago estudou no CEFET na época das lutas contra o reajuste da tarifa de transporte. “Naquela época, além das bandeiras mais gerais dos estudantes, aprovamos a eleição paritária para diretor geral (hoje reitor) do CEFET e também avançamos na questão da assistência estudantil”, afirma.

Movimento Estudantil Novo e Ousado

Para a chapa 4, uma grande gestão precisa ter êxito em suas bandeiras e renovar as lideranças para o movimento estudantil. “É isso que estamos propondo para o movimento universitário da UFRN. A gestão não pode existir apenas para os alunos politizados. Devemos nos inserir em espaços mais amplos e compreender a diversidade”. Ainda segundo Thiago, “Há muitos estudantes que querem participar, mas não através do formato tradicional, mas por meio de ambientes artísticos, culturais, literários, enfim. Nós vamos explorar essa potencialidade”.

Um novo enfoque para a questão da carteira estudantil

Para o candidato à coordenação geral do DCE, o movimento estudantil está fragilizado e incapaz de dar respostas sobre seus problemas. “Veja a questão das carteiras. Tem uma turma que diz que, embora o DCE não esteja produzindo o documento, o custo ainda é o mesmo. A curto prazo pode ser que não seja um problema, mas na hora que os nossos direitos estiverem ameaçados, como já estiveram antes, quem irá às ruas? A UJERN, a URNE? Precisamos ter uma outra postura. Micarla quer restringir a nossa atuação e nós precisamos reagir”.

Democracia como princípio

Roberto Amorim, estudante de direito e membro da chapa, também foi militante do movimento estudantil secundarista. Para ele, a diversidade de opiniões precisa ser respeitada. “Uma grande dificuldade nossa é que o grupo A quer tocar uma luta, o grupo B quer tocar outra. Muitas vezes é possível criar sintonia, mas o diálogo precisa se refletir em fóruns, seminário, congressos e atividades que respeitem o movimento plural e heterogêneo presente na universidade. Democracia não pode ser só discurso, mas princípio. Buscaremos a unidade em prol do resultado que desejamos que é a melhoria da universidade”.

Eleições ocorrerá no dia 26 de maio

As eleições para o DCE/UFRN ocorrerão no dia 26 de maio. Todos os estudantes com matrícula na instituição poderão votar. A campanha já tomou as salas de aula. A chapa convida todos a participarem sugerindo e integrando-se à campanha. Mais informações através do twitter @anovidadechapa4 ou do site www.anovidadechapa4.blogspot.com.

 

Fonte: Blog A Novidade Pede Passagem