Fetaemg realiza congresso em BH e pede fortalecimento sindical

Unidade para o fortalecimento do movimento sindical é esse o tema do 8º Congresso Estadual de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Minas que realizou na noite de ontem(4) sua prestigiada abertura. A Fetaemg (Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Minas Gerais) é uma importante organização, com forte trabalho pelo fortalecimento da agricultura familiar com sustentabilidade pela luta em defesa do assalariado rural e pela reforma agrária.

- Pedro Leão

No ginásio do SESC cerca de dois mil trabalhadores brilhantemente organizados e uniformizados com o boné da Fetaemg ouviam com atenção toda a mesa de abertura do evento.O presidente Nacional da CTB,Wagner Gomes disse estar feliz em voltar ao lugar onde a CTB foi fundada, o líder sindical afirmou que a Fetaemg é um patrimônio dos movimentos sociais do Brasil pela sua capacidade de trabalho e respeito de sua coesa base.

O presidente da entidade Vilson Luiz da Silva afirmou que os sindicatos não podem ser “sindicatos de balcão”. “Precisam ir atrás do trabalhador promovendo ações que beneficiem a juventude, os assalariados a agricultura familiar como um todo.Com isso vamos fortalecer a nossa unidade sindical”.

O congresso vai até o dia 7 de maio e tem extensa programação. Diversos debates e grupos de discussão sobre agricultura, direitos, reforma agrária, violência no campo vão acontecer durante o evento que terminará com a aprovação de um documento base e a eleição da nova diretoria.

O presidente da CTB mineira, Gilson Reis esteve no congresso dos trabalhadores rurais e apontou como fundamental o trabalho realizado pelos sindicatos rurais e pela Fetaemg. “Esse é o maior congresso da história da Fetaemg vim aqui pra deixar a minha admiração pelo trabalho destes bravos sindicalistas do campo. Essas pessoas são responsáveis pela comida que vai pra mesa dos brasileiros, devem ser tratadas com mais respeito, mais direitos. É dever deste novo Brasil valorizar mais o trabalhador do campo, e mais do que isso, consolidar de vez uma planejada e eficiente reforma agrária” disse.

O congresso da Fetaemg acontece no SESC- Venda Nova e permite a participação de convidados.A programação completa pelo sitio www.fetaemg.org.br

De Venda Nova,
Pedro Leão