Tabela do SUS: João Ananias cobra reajuste ao Ministério da Saúde

O deputado João Ananias disse, na sessão desta terça-feira (04/05) na Assembleia Legislativa, que a tabela do Sistema Único de Saúde (SUS) já quebrou 42 hospitais filantrópicos no Ceará em mais de 20 anos.

Segundo ele, a defasagem dos valores pagos pelos procedimentos médicos afasta a possibilidade de inclusão no Sistema de unidades hospitalares municipais e de profissionais liberais. “A tabela do SUS está em um processo autofágico. Ou dirigimos nossas ações e reivindicações ao Ministério da Saúde para que o aumento aconteça ou vamos ficar pregando no deserto”, disse.

O parlamentar comentou que a Secretaria de Saúde do Estado não pode ser responsabilizada pelo reajuste da tabela. Destacou os recursos aplicados pelo governo cearense e ressaltou que o repasse de verbas pelo Governo Federal aos estados vem diminuindo. “Antes o financiamento era de 80% pela União, hoje chega a ser meio a meio, 50% União e 50% Estado. O Ceará é o 22° estado mais pobre do país e mesmo que banque os investimentos não pode assumir tamanha responsabilidade. O subfinanciamento do SUS é o grande entrave para a saúde nos municípios”, defendeu.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação da AL