Dora Leal vence consulta prévia para reitoria da UFBA

A chapa encabeçada pela socióloga e professora da Faculdade de Educação Dora Leal Rosa venceu a consulta para a reitoria da Universidade Federal da Bahia. O resultado foi divulgado na noite desta quinta-feira (6/5) e a lista tríplice, composta pelos três primeiros colocados na eleição, será encaminhada para o Ministério da Educação, que vai indicar quem vai assumir a direção da Universidade. Tradicionalmente, o MEC costuma escolher o mais votado.

A apuração dos 10.472 votos depositados nas urnas durante a eleição mostrou que a chapa 3, formada pelos professores Dora Leal Rosa e Luiz Rogério Bastos Leal, candidatos a reitor e vice-reitor respectivamente, obtiveram 2.893 votos entre os estudantes, 821 votos dos professores e 749 votos do corpo técnico-administrativo (TA). Em segundo lugar ficou a chapa 2, de Roberto Paulo de Araújo e Modesto Jacobino, com 2.313 votos dos estudantes, 382 dos docentes e 653 dos TA. E em terceiro lugar, a Chapa 1, de João Augusto Rocha e Adelmário Spínola, que obteve 1.282 votos dos estudantes, 189 dos professores e 611 dos servidores).

Agora será dado início à segunda e última etapa do processo seletivo, quando a lista tríplice com o resultado da eleição será encaminhado ao Ministério da Educação, que dará o voto final antes do dia 1° de agosto, data da posse dos novos reitores. O ministro Fernando Haddad, é responsável pela escolha, inclusive podendo nomear o candidato menos votado. No entanto, historicamente, o MEC acata a decisão da maioria dos votantes.

O atual reitor Naomar Almeida comemorou o fato de a professora ter sido eleita com ampla maioria dos vários segmentos que participaram do pleito, principalmente entre os docentes. Ele avalia que a escolha mostra a aprovação da comunidade da UFBA ao trabalho desenvolvido nos oito anos em que esteve à frente da instituição.

Segunda mulher

Dora Leal é a segunda mulher a ser eleita reitora da UFBA, antes dela apenas a professora Eliane Azevedo ocupou o mesmo cargo em 1992. “Para mim é uma grande honra e uma grande responsabilidade. Este é um cargo que muito nos honra, muito nos orgulha, mas que é de grandes desafios também. Sinto-me profundamente honrada pela minha comunidade ter confiado em mim e apoiado o projeto que estava encaminhando. Ser a segunda mulher a ser reitora da UFBA tem um grande significado. Acho que simboliza as conquistas que nós mulheres estamos tendo, assumindo atividades antes só desenvolvidas pelos homens. É uma contribuição para reafirmar a capacidade da mulher de exercer cargos da administração pública”, declarou Dora Leal.

A professora atribui sua vitória ao programa discutido com comunidade acadêmica durante a campanha para a Reitoria. “Nosso programa partiu de duas premissas próprias: consolidar e inovar. A primeira é consolidar os projetos bem sucedidos para a UFBA. Nós destacamos que há na universidade projetos importantes, como o Reuni, que permitiu ampliação de vagas, criação de novos cursos, principalmente no período noturno. Nosso compromisso é de consolidar o projeto Reuni e outros projetos que garantam a bom funcionamento da UFBA. Queremos também renovar a forma de administração da Universidade. Acreditamos também que é preciso dá uma atenção especial ás áreas de pesquisa e graduação, assim como a de extensão, além disso, precisamos também ampliar o projeto de assistência estudantil. O fundamental é trabalhar com os estudantes e para os estudantes”, ressaltou.

Dora Leal Rosa é professora Associada da Faculdade de Educação da Ufba desde 1983. Doutora em Educação, a docente assumiu diversos cargos públicos no Estado, entre eles, dirigiu a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb) de 2007 a 2009 e, em seguida, assumiu o cargo de Assessora Especial do Reitor para a coordenação e elaboração do Plano de Desenvolvimento Institucional da Ufba (2010-2014), quando se desligou, em 2010, para assumir a candidatura à Reitoria. O vice-reitor da chapa é o doutor em Geologia Luiz Rogério Bastos Leal, professor do Instituto de Geociências da UFBA.

De Salvador,

Eliane Costa