Audiência Pública debate setor de máquinas no RS e no Brasil

O deputado Raul Carrion(PCdoB) realiza nesta quarta-feira(12),ás 9h30min, na sala de convergência(andar térreo da AL),na Comissão de Economia e Desenvolvimento Sustentável, a audiência pública para debater a atual situação do setor de produção de máquinas e equipamentos no RS e no Brasil e políticas públicas para o seu desenvolvimento a médio e longo prazo.

De acordo com o documento, para o crescimento da economia em bases sólidas, faz-se necessário o desenvolvimento e incremento de um pujante setor produtivo, o de bens de capital.

"Trata-se de uma questão de soberania nacional, pois o setor de bens de capital desempenha papel estratégico por conta da capacidade de difusão tecnológica em todo o sistema produtivo e do seu importante papel no processo de retomada do crescimento sustentado da economia. O setor atua em áreas bastante diversificadas, produzindo – com diferentes tecnologias,
níveis de sofisticação e capacidades – máquinas, aparelhos, equipamentos, componentes e implementos industriais"ressalta Carrion.

Segundo ele para que a indústria de máquinas estabelecida em nosso estado cresça de maneira sólida é necessário o comprometimento de todos na promoção desse desenvolvimento.

"Amplos setores, desde a empresa fabricante das máquinas, o governo, o legislativo, as entidades de classe, instituições de ensino e pesquisa e fornecedores de insumos deverão trabalhar conjuntamente para avaliar a atual situação do setor, quais são suas perspectivas para médio e longo prazo, além de quais serão as políticas públicas necessárias para alavancar o seu desenvolvimento, entre outros tantos assuntos relevantes a serem avaliados"afirma o parlamentar.

ABIMAQ
A Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos(ABIMAQ),fundada em 1975, com o objetivo de atuar em favor do fortalecimento da Indústria Nacional, mobilizando o setor, realizando ações junto às instâncias políticas e econômicas, estimulando o comércio e a cooperação internacionais e contribuindo para aprimorar seu desempenho em termos de tecnologia, capacitação de recursos humanos e modernização gerencial.

Estruturada nacionalmente com escritórios e sedes regionais distribuídos pelo País, a ABIMAQ representa atualmente cerca de 4.500 empresas dos mais diferentes segmentos fabricantes de bens de capital mecânicos, cujo desempenho tem impacto direto sobre os demais setores produtivos nacionais.
Muito além da representação institucional do setor, a ABIMAQ tem a sua gestão profissionalizada e as suas atividades voltadas para a geração de oportunidades comerciais para as suas associadas, agindo como Agência de Desenvolvimento da Indústria Brasileira de Máquinas e Equipamentos.

De Porto Alegre
Liane Priscila Rodrigues