Sem categoria

Plenárias regionais do Trabalho Decente reúnem quase 900 pessoas

Com uma participação de quase 900 pessoas nas seis plenárias realizadas nos municípios de Itabuna, Feira de Santana, Barreiras, São Sebastião do Passé, Juazeiro e Vitória da Conquista, o governo da Bahia encerrou hoje (dia 11) na região Sudoeste do Estado, a fase preparatória para a II Conferência Estadual do Trabalho Decente.

O encontro realizado no Auditório da Agência Municipal de Desenvolvimento, Trabalho e Renda (ADTR) reuniu as principais lideranças da cidade e o chefe de gabinete da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte, Elias Dourado, que representou o secretário Nilton Vasconcelos, achou a participação e os resultados das plenárias satisfatórios.

"Aproveitamos esses encontros regionais para levar à sociedade civil organizada o conceito do Trabalho Decente e discutir a realidade local de cada uma dessas regiões. Encerramos por Vitória da Conquista esta etapa inicial, consciente de que a proposta apresentada foi aceita pelos participantes", avaliou.

A II Conferência Estadual do Trabalho Decente já está definida e será realizada entre os dias 27 e 28, no Hotel Bahia Sol, em Salvador. Estão sendo esperadas 400 pessoas, sendo 188 delegados eleitos nas Plenárias Regionais.

Durante as Plenárias Regionais foram debatidos os oito eixos prioritários da Agenda Bahia do Trabalho Decente, ou seja, Erradicação do Trabalho Escravo, Erradicação do Trabalho Infantil, Segurança e Saúde do Trabalhador, Promoção da Igualdade, Serviço Público, Juventude, Trabalho Doméstico e Empregos Verdes.

Por sua vez, no encontro estadual, as discussões vão girar sobre temas como a implantação do Programa Bahia do Trabalho Decente, a efetividade do diálogo social tripartite (governo, empregados e empregadores) e a transversalidade do trabalho decente nas políticas públicas estaduais.

Tadeu Paz e Lício Ferreira – DRT-BA