Sem categoria

Recesso branco: jogos da Copa ameaçam trabalhos legislativos

A proximidade dos jogos da Copa do Mundo está produzindo problemas na pauta de votações da Câmara dos Deputados. Neste terça-feira (11), há um mês do início do mundial, fala-se em recesso branco na Casa no mês de junho. O líder do governo, deputado Cândido Vaccarezza (PT-SP) manifestou disposição de antecipar a votação da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para 10 de junho, porque, segundo ele, será impossível realizar votações nos dias de jogos da seleção.

O presidente da Câmara, deputado Michel Temer declarou que não há nenhuma previsão de interromper os trabalhos antes do período do recesso constitucional (de 18 a 31 de julho). “Vamos trabalhar até o final, votando normalmente", afirmou.

Ele defendeu duas alternativas, ou marcar datas específicas para votações em dias diferentes dos jogos ou fazer um esforço concentrado para aprovar temas como a Universidade Brasil-África e a banda larga nas escolas.

O deputado Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN) declarou que a tese do recesso branco não vai prosperar porque os jogos do Brasil serão realizados em dias esvaziados, terça e domingo. E acrescentou que “cansou de assistir” jogos na Câmara.

A proposta de Vaccarezza é votar até 10 de junho a proposta da LDO para evitar votações durante o período dos jogos da Copa do Mundo de futebol, que começam em 11 de junho.

A LDO, que baseia a elaboração do orçamento da União para 2011, precisa ser votada até o dia 18 de junho antes do recesso parlamentar, porque a expectativa é de que, após o recesso, os parlamentares não voltem à Casa porque estarão envolvidos na campanha eleitoral.

De Brasília
Com Agência Câmara