Sem categoria

Cardeal defende Lula como intermediador para impasse do Irã

O cardeal Dom Cláudio Hummes afirmou nesta quarta-feira que o "carisma" do presidente Luiz Inácio Lula da Silva pode torná-lo intermediador para o impasse do Irã com relação à energia nuclear. Lula visitará o país no próximo final de semana.

"O presidente Lula tem um carisma muito grande na questão do diálogo, da mediação, é alguém que sabe costurar soluções mais pacíficas, mais serenas no mundo. Essa questão do Irã, com certeza ele gostaria de conseguir dar um passo avante para que o Irã chegasse a posições mais aceitáveis entre os países do mundo", afirmou.

O porta-voz da Presidência da República, Marcelo Baumbach, afirmou que Lula "buscará uma solução negociada que permita ao Irã prosseguir com seu programa nuclear para fins pacíficos", respeitando os compromissos da Agência Atômica das Nações Unidas, a AIEA.

O Brasil tem sido contrário a sanções contra o Irã, por conta da divergência em relação ao acordo proposto pela AIEA. A proposta prevê a troca de urânio pouco enriquecido por combustível enriquecido para ser usado para fins pacíficos. Não há acordo, no entanto, em relação ao local de troca.

França apoia iniciativa brasileira

Nesta quarta-feira (12), o presidente brasileiro conversou por telefone com o presidente da França, Nicolas Sarkozy. A informação foi dada pela presidência francesa, em um comunicado. "Sarkozy garantiu ao presidente Lula o total apoio da França aos esforços empreendidos pelo Brasil para convencer autoridades iranianas a responderem plenamente aos pedidos da comunidade internacional sobre o programa nuclear", indicou um comunicado do Eliseu, sede da presidência francesa.

Na terça-feira, o ministro francês de Relações Exteriores, Bernard Kouchner, afirmou que seu país apoia "plenamente" a visita de Lula ao Irã.

Com agências