Agentes Penitenciários denunciam péssimas condições de trabalho

O Sindicato dos Agentes e Servidores Públicos no Sistema Penitenciário do Estado do Ceará (SINDASP) realizou ato em frente à SEJUS para mais uma vez denunciar: as condições de trabalho nos presídios e delegacias resultarão em desgraça!

O tema não é novidade para os gestores e está na boca de todos os agentes penitenciários do Estado. As condições de trabalho nos presídios e delegacias colocam em risco a vida de pais e mães de família conforme denunciado pela presidente do SINDASP, Socorro Marques, em audiência realizada na Assembleia Legislativa na última terça-feira (11/05).

Apesar das declarações dadas pelos agentes, um dia após a audiência pública, o agente Francisco das Chagas Assis Lima foi assassinado durante a abertura de celas para presos em regime semi-aberto.

Socorro Marques lamentou a morte do agente e declarou que “a perda de mais um companheiro não será esquecida. Quem pensa no agente como alguém embrutecido, se esquece que ali existe um pai ou uma mãe de família, filho ou filha de alguém, que tem amigos e uma vida dedicada a proteger nosso povo. Essa vida não pode ser perdida a toa, por culpa da irresponsabilidade do sistema. Nós vamos à luta”, enfatizou.

A entidade convocou um ato, que ocorreu na quinta-feira (13/05), em frente à Secretária de Justiça do Estado (SEJUS) para cobrar ação por parte do Governo do Estado. Na ocasião, diversos agentes penitenciários, visivelmente emocionados, realizaram um minuto de silêncio em solidariedade ao agente assassinado e cobraram em reunião com o Secretário de Segurança do Estado, Antônio Luis Abreu Dantas, respostas efetivas do Estado sobre a condição dos agentes.

O Secretário afirmou saber da necessidade da contratação dos novos agentes e se comprometeu a realizar um novo contato com o Governo para salientar a urgência da pauta.

Fonte: SINDASP