Guaramiranga: Festival Nordestino de Teatro inscreve espetáculos

Há três anos, quando chegou à 14ª edição, o Festival Nordestino de Teatro de Guaramiranga (FNT), que acontece anualmente em setembro no município serrano do Ceará, abriu mão do formato tradicional e inovou na Mostra Nordeste, carro-chefe da programação. Ao invés de inscritos para o processo seletivo, grupos teatrais dos nove estados passaram a ser indicados por uma curadoria e convidados pela direção do Festival. O caráter competitivo da mostra também foi abolido.

Teatro

Para a 17ª edição, que acontece este ano 04 a 11 de setembro, a panela é mexida novamente e o FNT volta a receber inscrições para a Mostra Nordeste, que continua não-competitiva. Com a mudança, o Festival dá oportunidade a mais grupos nos nove estados mostrarem seus espetáculos à comissão de seleção do Festival, abrindo, assim, o leque para a diversidade de produções teatrais de todo o Nordeste.

As inscrições para a Mostra Nordeste estão abertas de 15 de maio a 30 de junho. Grupos interessados devem enviar suas propostas para a produção do FNT com o seguinte conteúdo e formato:

Documentos com uma cópia impressa e arquivos em CD: Relação de atores e respectivos personagens; Relação de técnicos e respectivas funções no espetáculo; Croqui de cenário; Mapa de luz ou plano de iluminação; Portfólio do espetáculo com sinopse, máximo de 05 (cinco) fotos em alta resolução, cópias de até três matérias em jornais, revistas ou home pages; Um cartaz ou folder do espetáculo, endereço na internet, etc; Currículo do diretor e do grupo. Material a ser enviado em DVD: VT do espetáculo na íntegra (02 cópias). Documentos para envio somente em formato impresso: Proposta de cachê por uma apresentação; Necessidades para viagem do espetáculo (atores, cenários, figurinos, etc).

As propostas devem ser enviadas até a data limite via Sedex ou com aviso de recebimento (AR) para o escritório do Festival em Fortaleza, no endereço: XVII FESTIVAL NORDESTINO DE TEATRO DE GUARAMIRANGA / MOSTRA NORDESTE 2010. Endereço: Av. Barão de Studart, n0 2360 Sala 1706 – Torre Quixadá / CEP: 60.120-002 /Joaquim Távora/Fortaleza-CE. O comprovante de recebimento ou carimbo dos Correios valerão como provas do cumprimento da data-limite estabelecida para recebimento de propostas.

Além da Mostra Nordeste o FNT conta ainda com as mostras paralelas Palco Ceará, Infantil, FNT no Maciço e Te-Ato à Meia-Noite, voltadas somente para grupos cearenses. Na programação, há ainda debates sobre espetáculos, encontros, oficinas, entre outras atividades. O XVII FNT é uma realização da Associação dos Amigos da Arte de Guaramiranga (AGUA). Patrocínio: Oi. Apoio cultural: Oi Futuro e Governo do Estado do Ceará/Secretaria da Cultura (Lei Estadual de Incentivo à Cultura). Apoio institucional: Prefeitura Municipal de Guaramiranga.

Serviço

Mostra Nordeste do XVII Festival Nordestino de Teatro de Guaramiranga (FNT) [UTF-8?]– Inscrições abertas de 15 de maio a 30 de junho para grupos de teatro de todo o Nordeste. Informações: 85-3246.2708 (Fortaleza), 85-3321.1405 (Guaramiranga), [email protected], [email protected] e www.agua.art.br.

Fonte: Assessoria de imprensa da Secult