Aldo Arantes recebe homenagem pela autonomia política de Anápolis

A Câmara Municipal de Anápolis irá realizar nesta quinta-feira (20), uma sessão solene em comemoração aos 25 anos de Autonomia Política e Administrativa da cidade. Um dos homenageados será Aldo Arantes, então deputado federal foi autor e orador do Projeto de Lei 1.913/83 que restabelecia a autonomia política do Município de Anápolis.

O evento acontecerá às 9h30 desta quinta-feira no Plenário Teotônio Vilela da Câmara Municipal de Anápolis. A iniciativa é do presidente da Câmara, vereador Sírio Miguel do PSB.

No evento estarão presentes ex-parlamentares que contribuíram para a Autonomia Política de Anápolis. Um dos homenageados no evento será Aldo Arantes, membro do Comitê Central, diretor de Meio Ambiente do PCdoB e da Fundação Mauricio Grabois.

O então deputado federal, Aldo Arantes foi autor e orador do Projeto de Lei 1.913/83, que restabelecia a autonomia política do Município de Anápolis. Aldo fazia parte do Comitê Pró-Autonomia Política de Anápolis.

Histórico

Anápolis viveu momentos de autoritarismo, entre os anos de 1973 e 1985, foram 12 anos sem poder eleger o chefe do Poder Executivo. Com a instalação da Base Aérea de Anápolis, a cidade foi declarada Área de Segurança Nacional pelo governo militar. O município passou a ser administrado por interventores.

No início da década de 80 surgiram os primeiros movimentos pela redemocratização do país. Vários setores da sociedade anapolina também pediam a anistia política da cidade.

O Legislativo Anapolino participou ativamente do movimento pela autonomia política da cidade, com o Comitê Municipal Pró Autonomia Política de Anápolis, tendo como integrantes, além dos vereadores, deputados federais, estudais, representantes de partidos e de diretórios municipais.

O ex-Deputado Federal pelo PCdoB, Aldo Arantes, foi autor do Projeto de Lei que revogou Anápolis como área de Segurança Nacional, justificando ser uma afronta a democracia os eleitores não poderem escolher livremente os governantes municipais. A lei foi sancionada pelo Presidente José Sarney em abril de 1985. Sendo assim, Anápolis saiu na frente e conquistou sua autonomia política.

Em maio de 1985, o presidente da República, José Sarney, enviou ao Congresso Nacional uma Emenda Constitucional restabelecendo eleições diretas em todas as capitais dos Estados, das estâncias hidrominerais e das cidades consideradas áreas de segurança nacional, que era o caso de Anápolis.

O Pleito aconteceu no dia 15 de novembro de 1985 e Anápolis participou com cerca de 93 mil eleitores. Adhemar Santillo venceu as eleições com mais de 56% dos votos válidos. A partir dessa data, Anápolis comemora 25 anos de Autonomia Política.

Da redação,
Eliz Brandão

Com informações da Câmara Municipal de Anápolis e da Câmara dos Deputados