Sem categoria

Chávez: "Acordo no Irã é vitória do Sul contra imperialismo"

O governo Venezuelano, por meio de seu presidente Hugo Chávez, expressou nesta sexta-feira (20), seu apoio irrestrito ao acordo alcançado no Irã sobre o uso da energia nuclear com fins pacíficos, o qualificando como uma vitória das nações do Sul sobre a agenda de agressão e de violência impelida pelo império estadunidense".

Chávez se manifestou dessa forma em um diálogo telefônico mantido nesta sexta-feira com o presidente iraniano, Mahmud Ahmadinejad, segundo informou uma nota do Ministério do Poder Popular para as Relações Externas (MRE).

Chávez também se mostrou satisfeito com o papel desempenhado por Brasil e Turquia, membros não permanentes do Conselho de Segurança das Nações Unidas, para alcançar o acordo.

Brasil e Turquia pediram na última quarta-feira ao Conselho de Segurança que evite adotar sanções contra o Irã por causa do porgrama nuclear, em uma carta conjunta assinada pelos chanceleres dos dois países, um dia depois que o orgão recebeu um rascunho de projeto com novas sanções defendido por Estados Unidos e apoiado por China e Rússia, de acordo com Washington.

Por sua vez, Ahmadinejad agradeceu o apoio de seu colega venezuelano e lhe deu detalhes sobre a cúpula G15, realizada na última segunda-feira em Teerã.

O líder persa anunciou também que visitará em breve a Venezuela, "com o objetivo de revisar e aprofundar a aliança estratégica binacional que hoje se estabelece em todos os âmbitos da cooperação".

Da redação, com Agência Bolivariana de Notícias