Deputada pede vacina para todos contra Gripe Suína

Solicitação foi feita ao Ministério Público Federal, que já tem causa ganha noutros estados.

Deputada pede vacina para todos contra Gripe Suína no Estado do Acre

Acompanhada de jovens, Perpétua enfatiza que a intenção é garantir imunidade sem restrição de idade, sobretudo num estado fronteiriço como o Acre.

A deputada federal Perpétua Almeida (PCdoB), protocolou um pedido no Ministério Público Federal, para que este interceda junto aos órgãos de saúde no sentido de exigir o fornecimento gratuito da vacina contra a gripe suína a todo e qualquer cidadão que quiser fazer a prevenção.

"Não quero entrar na questão dos interesses mercadológicos que podem estar por trás da descoberta dessa vacina, o que me interessa é que a política de governo não faça restrições. O que me move é o fato de estarmos em uma área de fronteira o que nos torna mais suscetíveis, além disso vivemos num estado pobre onde muita gente não tem como pagar pela vacina. Associado a isso somos uma população pequena, por isso não vejo porquê se temos vacina sobrando como é o caso, não disponibiliza-la a toda a população que queira se vacinar", justificou Perpétua.

Acompanhou a deputada, um grupo de aproximadamente 20 jovens. Os estudantes universitários, DCE da Uninorte e membros da União da Juventude Socialista (UJS), reforçaram o pedido da parlamentar.

O grupo se sente excluído da campanha do governo federal que estipulou grupos de risco para a vacinação gratuita e deixou de fora os jovens de 14 a 20 anos de idade.
As faixas etárias que estão fora do calendário de vacinação podem pagar pela vacina em clínicas particulares.
"Nós somos grupo de risco sim. Estamos expostos à contaminação nos ônibus que pegamos para ir para a faculdade. No terminal urbano e até na sala de aula", disse Francisco Rafael, membro da UJS.

O procurador da república Ricardo Gralha foi sensível à reivindicação. Segundo ele um estudo da Organização Mundial de Saúde (OMS), comprova que 50% dos infectados pelo vírus da H1N1 estão fora do chamado grupo de risco.

"Em vez de entrarmos com uma ação vamos buscar um entendimento com a Secretaria Estadual de Saúde para que forneça as vacinas para todos os interessados, mesmo porque a procura tem sido baixa. Mas, antes de qualquer ação, quero louvar a atitude desses jovens que se mobilizaram para reivindicar. É muito bom ver que a juventude está atenta e participativa. Nós aqui no Ministério Público Federal estamos à disposição para atende-los sempre que nos procurarem", destacou o procurador.