Câmara de Campinas inclui fisioterapeutas na rede de Saúde

A Câmara Municipal aprovou na sessão desta segunda-feira, 24, em primeira votação, o Projeto de Lei 500/2009, de autoria do vereado Sérgio Benassi (PCdoB), que visa a inclusão do profissional de Fisioterapia nas equipes multidisciplinares da rede pública de Saúde de Campinas. Atualmente, a cidade conta com apenas 17 fisioterapeutas que atendem no Hospital Mário Gatti e Centro de Referência de Sousas a pacientes de Campinas e região, que necessitam do SUS (Sistema Único de Saúde).

A demanda de Campinas é de pelo menos um fisioterapeuta para cada uma das 60 Unidades Básicas de Saúde e 10 nos Núcleos de Assistência à Saúde da Família (NASF), projeto do governo federal que será implantado na cidade.

Para Benassi, a importância dos fisioterapeutas nas equipes multidisciplinares é fundamental nos programa de saúde preventiva, principalmente para pacientes de Neurologia, Ortopedia e Cardio-pneumológica. “Quem pensa a saúde integrada, quem pensa a saúde abrangente e quando tem de pé um sistema de saúde como é o SUS implantado, precisa reforçar a presença desse profissional. Então, foi essa a origem da idéia e o debate ajudou a verificar se essas ideias estavam corretas, estavam no momento adequado e na forma adequada.

Recebemos o apoio de associações, e diversos profissionais de fisioterapia e agora vamos batalhar para que isso vire realidade”, disse o vereador Sérgio Benassi.
De acordo com Wander Vilalba, presidente da Associação dos Fisioterapeutas de Campinas e delegado regional do Conselho Regional de Fisioterapia do Estado, hoje existem dois mil profissionais da área em Campinas e mais 200 são formados todos os anos. O salário médio de um fisioterapeuta é de R$ 1.800,00 na rede pública, segundo Vilalba.

O projeto segue para segunda votação. Se aprovado, vai para sanção do prefeito dr. Hélio.