Sem categoria

Sindicatos franceses vão às ruas contra reforma

Seis sindicatos sairão às ruas das cidades francesas nesta quinta-feira (27) pelo emprego e pelas aposentadorias. Trata-se do último encontro popular das forças sindicais antes da apresentação pelo governo do plano de reforma das aposentadorias, conduzido pelo ministro do Trabalho Eric Woerth.

Organizadas pela CGT, CFDT, CFTC, FSU, Unsa e Solidários, as manifestações desta quinta são cruciais para os sindicatos, caso queiram influir sobre a reforma, uma vez que o governo já revelou sua intenção de alterar a faixa etária da aposentadoria.

A reforma no horizonte

"É evidente que jogamos uma importante partida nesta quinta", disse o secretário-geral da CGT, Bernard Thibault. Para o dirigente, "se o governo não vê uma mobilização dos trabalhadores, é claro que o texto da lei será muito preciso acerca do fim da aposentadoria aos 60 anos e o alongamento do período de contribuição".

Os sindicatos esperam que os franceses se mostrem reativos ao anúncio pelo governo de sua vontade de aumentar a idade para sua aposentadoria.

Os sindicatos preveem paralisações em todos os setores, principalmente na France Telecom e nos Correios. Na indústria, os sindicatos pregaram por uma paralisação parcial de duas horas, nos postos de trabalho.

Da redação