Sem categoria

UBM faz seminário Saúde da Mulher e divulga pesquisa sobre aborto

O dia 28 de maio marca o Dia Internacional de Luta pela Saúde da Mulher. Para debater o assunto, a União Brasileira de Mulheres (UBM) realiza seminário em São Paulo e divulga pesquisa publicada na revista Ciência e Saúde Coletiva sobre aborto no Brasil. 

Leia também: Maior estudo sobre aborto no Brasil tem aval científico

O dia 28 de maio foi instituído como o Dia Internacional de Ação pela Saúde da Mulher no IV Encontro Internacional da Mulher e Saúde (1984, Holanda). Na oportunidade, a realização do Tribunal Internacional de Denúncia e Violação dos Direitos Reprodutivos revelou que a questão da mortalidade materna era um grave problema de saúde pública em quase todo o mundo.

Na região latino-americana e caribenha, a data de 28 de maio foi referendada como dia de luta contra a mortalidade materna no V Encontro Internacional Mulher e Saúde (1987, São José da Costa Rica). O dia 28 de maio passou a ser um dia de mobilização para a formação de Campanhas contra a Mortalidade Materna (com temáticas diferentes a cada ano) e de Comitês de Prevenção da Mortalidade Materna, na estrutura dos governos.

No dia 28 de maio de 1988, com o objetivo de denunciar os altos índices de morbidade e mortalidade materna, principalmente nos países menos desenvolvidos, a Rede Mundial de Mulheres pelos Direitos Reprodutivos e a Rede de Saúde das Mulheres Latino-americanas e do Caribe deram início a Campanha Mundial pela Saúde da Mulher e de Combate à Morbimortalidade Materna.

Seminário da UBM

Para marcar a data, a UBM realiza o Seminário "Dia Internacional de Luta pela Saúde da Mulher", no próximo sábado (29/5), às 09h, na Câmara Municipal de São Paulo. Os convidados são o vereador Jamil Murad (PCdoB), a doutora em Ciências pela Unifesp Sara Munhoz e a cantora e ativista Leci Brandão. O seminário contará ainda com debatedoras da Rede Feminista de Saúde, da UBM, da Unegro e profissionais de saúde.

Além do seminário, a UBM vem divulgando o documento “Aborto no Brasil”, que é uma pesquisa nacional sobre o tema publicada na revista Ciência e Saúde Coletiva. A intenção é dar subsídios às ações do dia 28 de maio e ao seminário que será realizado no dia 29.

De São Paulo, Luana Bonone