Autorizada a demolição parcial da Fonte Nova‏

Em solenidade realizada na tarde desta quinta-feira (27/5), o governador Jaques Wagner recebeu, das mãos do prefeito de Salvador, João Henrique, o alvará para fazer a demolição mecanizada e controlada do anel inferior do estádio da Fonte Nova, do ginásio de esportes Antonio Balbino (Balbininho) e, também, das piscinas da vila olímpica de Salvador.

Emitido pela Superintendência de Controle e Ordenamento do Uso do Solo (Sucom), o Alvará foi liberado depois de o órgão ter a aprovação da intervenção pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), pelo Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (Ipac) e pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente. A demolição do anel superior do estádio, que será feita numa etapa posterior, contará com a emissão de outra licença por parte da Prefeitura e também do Exército, já que serão utilizados implosivos na intervenção.

O governador declarou a importância da obtenção do documento para a continuidade da obra da Fonte e o cumprimento do cronograma da FIFA, a tempo de garantir Salvador também como uma das sedes da Copa das Confederações, em junho de 2013. No entanto, fez uma ressalva sobre a atitude do Ministério Público Federal, que novamente entrou com um agravo de instrumento na Justiça, pedindo a nulidade do parecer do Iphan, que ano passado negou o pedido de tombamento do equipamento. “Esperamos que a decisão do judiciário, já manifestada anteriormente, seja mantida, pois esta é uma obra de interesse do Estado da Bahia e, portanto, do povo, e eu vou fazer todas as gestões para que ela seja realizada”, afirmou o governador.

Etapa vencida

Ao seu lado, o secretário Nilton Vasconcelos comemorou a obtenção do alvará, dizendo que mais uma etapa do processo foi vencida. “Agora, vamos continuar cuidando de outros aspectos da obra, especialmente a finalização dos trâmites para obtenção do financiamento junto ao BNDES”. Aproveitou para anunciar que o Banco do Nordeste já sinalizou positivamente sobre a carta-consulta para liberação de um empréstimo no valor de R$238 milhões. “Esses recursos serão utilizadas nas obras do estádio. Mas, estamos viabilizando um empréstimo-ponte no valor de R$ 50 milhões com a Desenbahia para agilizar a intervenção”, finalizou.

No início desta semana, o Governo do Estado assegurou uma conquista importante relativa ao andamento das obras da Fonte Nova, quando recebeu a carta oficial de aprovação do projeto Fonte Nova pelo Comitê Organizador Local (LOC) da Fifa, que fez vistoria técnica às obras do estádio no último dia 19.

Fonte: Ascom/Setre