Sem categoria

Greve na França contra aumento de idade da aposentadoria

Dezenas de milhares de trabalhadores franceses realizam um dia de greve, nesta quinta-feira (27), com várias manifestações pelas cidades do país. Mobilizados pelos principais sindicatos franceses, protestaram contra a pretensão do presidente Nicolas Sarkozy de elevar a idade para a aposentadoria para acima dos atuais 60 anos.

Pesquisas mostram que a maioria dos eleitores se opõe à reforma. Milhares de trabalhadores se reuniram em várias cidades do país. Os organizadores da greve e das manifestações estimam que 800 mil pessoas foram às ruas nesta quinta-feira.

"Nós estamos a caminho de alcançar ou passar a marca de um milhão de manifestantes", afirmou François Chereque, líder da central sindical CFDT, em Paris.

Bernard Thibault, líder do CGT, a maior central sindical do país, pediu uma "dia de resistência", em entrevista à rádio Europe 1.

"Eu gostaria de me aposentar aos 60 anos, porque já chega. É a idade legal e já paguei os meus 40 anos de contribuições. Se tiver de trabalhar mais um ano, verei, mas tenciono parar aos sessenta, daqui a dois anos", afirmou uma das participantes da manifestação em Paris, que preferiu não se identificar.

Da redação, com agências