Primeiro vereador índio do Ceará é filiado ao PCdoB

Índio da etnia Potiguara, Renato Gomes da Costa foi empossado nesta quinta-feira (27/05), na Câmara de Vereadores de Crateús, o primeiro índio vereador do Ceará. Segundo Índio Renato, como é mais conhecido, seu objetivo é representar bem os índios da região e todo o povo de Crateús, cujo prefeito Carlos Felipe, assim como o novo vereador, integra as fileiras do Partido Comunista do Brasil (PCdoB).

Índio Renato

Crateús deu mais um passo para a construção de sua rica história política. A cidade foi o primeiro município cearense a ter um índio na Câmara dos Vereadores. Índio Renato(PCdoB), 34 anos, ficou na primeira suplência da coligação "Crateús Feliz e de Todos" ao obter 639 votos, na última eleição. Com a licença do vereador Adriano das Flores (PCdoB), ele assumirá uma cadeira na Câmara.

A posse aconteceu nesta quinta-feira (27/05), na Escola Diferenciada Raízes Indígenas, local onde Renato leciona e pratica, junto com a mãe, Helena, que é a diretora, alguns rituais, como o toré, conhecida dança indígena. O equipamento público fica localizado no Conjunto São José, onde reside grande parte dos 2.210 índios existentes em Crateús, cadastrados pela Funai.

Índio Renato é presidente da Associação Raízes Indígenas dos Potiguara em Crateús (Arinpoc), coordenador da Articulação dos Povos Indígenas Nordeste, Minas Gerais e Espírito Santo (Apoinme). Devido a essas funções viaja pelo Brasil inteiro. Além de dar aulas todos os dias na Escola Indígena, cursa História pela Universidade Vale do Acaraú (UVA), faz seus contatos como líder no movimento indígena, tem dois filhos e nos fins de semana vai para a Mambira, aldeia dos Potiguara, no Distrito de Ibiapaba.

Como vereador, pretende representar o povo indígena especialmente, mas também toda a população de Crateús. "Para mim será um grande aprendizado, serei um aluno", diz, referindo-se à sua inexperiência na política parlamentar. "E jamais esconderei as minhas origens, pois tenho orgulho das minhas raízes e da nossa cultura".

O prefeito Carlos Felipe (PCdoB) comemora o fato político. "Está sendo restituído um direito histórico com os índios”, ressalta destacando que a grande votação do Índio Renato foi "por meio da organização e mobilização as comunidades e classes".

O povo indígena está feliz e aguardando com muita expectativa a posse do seu representante e também a sua atuação durante estes quatro meses. Eliane Sousa, remanescente dos Kalabaça, acredita que o Índio Renato irá representar com dignidade e competência a nova função. "Ele vai ajudar ainda mais o seu povo, pois já ajuda muito". A tupinambá Maria de Fátima Ferreira diz que todas as etnias são unidas e que "ele vai melhorar a nossa vida, tenho certeza". Sua mãe, Helena, está feliz, porém temerosa. "É novo em nossa vida e o desconhecido sempre dá um pouco de medo".

Orgulho comunista

Para o presidente do PCdoB no Ceará, Carlos Augusto Diógenes (Patinhas), este é um fato político importante para o Estado. “O Índio Renato será o primeiro a assumir uma vaga na Câmara Municipal. Temos orgulho de tê-lo fazendo parte do nosso Partido”, comemora.

O dirigente ressaltou a forte organização da comunidade indígena local, que mantém viva as tradições e a cultura. “A comunidade indígena de Crateús é muito atuante e organizada, sempre mostrando integração junto aos movimentos populares da região, com atuação unificada e visão progressista”, afirma.

Patinhas destacou ainda que o momento é também histórico para o PCdoB no Ceará. “A região foi uma das visitadas pela Coluna Prestes e agora aparece novamente com a posse o Índio Renato. Comemoramos ter um quadro político tão destacado e atuante dentro das nossas fileiras”.

De Fortaleza,
Carolina Campos (com informações do Diário do Nordeste)