Parlamentares do PCdoB na lista dos 100 mais influentes

Os deputados federais do PCdoB, Daniel Almeida e Alice Portugal, despontam entre os sete baianos na lista dos 100 parlamentares mais influentes do Congresso, de acordo com levantamento do Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar – Diap divulgado nesta sexta-feira (28/5). Trata-se da 17ª histórica que mapeia as principais lideranças do Parlamento e indica os nomes que estão em ascensão no Senado e na Câmara.

Eleita líder da Bancada Feminina na Casa por unanimidade, Alice Portugal é uma das seis mulheres destacadas pela pesquisa – duas senadoras e quatro deputadas, a exemplo da também comunista Vanessa Grazziotin (AM). “A presença da mulher é reduzida na lista, porque é reduzida no Parlamento. O Brasil figura entre um dos países de menor percentual de mulheres na vida pública”, criticou a deputada. De fato, as mulheres respondem por apenas 9,42% do Congresso (56 ao total – 45 deputadas e onze senadoras).

O percentual, abaixo da média mundial de 17,6%, coloca o país à frente apenas da Colômbia, Haiti e Belize em todo o continente americano. “O grau de dificuldade para uma mulher se eleger é três vezes maior que o do homem: primeiro, porque temos que vencer a dupla jornada; segundo, temos efetivamente que enfrentar a concorrência desleal econômica e política; e, em terceiro, há o preconceito”, avalia Alice.

Na lista majoritariamente masculina, o presidente estadual do PCdoB ganha destaque pela sua atuação à frente de projetos como a redução da jornada de trabalhos e os direitos dos trabalhadores relacionados à Previdência e à valorização do salário mínimo. “O papel de líder ajuda muito a que a gente possa dar mais visibilidade às ações”, pontuou Daniel Almeida, que é líder do partido na Câmara.

O parlamentar figura na lista pelo segundo ano consecutivo. “Fico satisfeito pelo reconhecimento que o Diap faz de um trabalho continuado em defesa do povo brasileiro”, comemorou.

A pesquisa do Diap leva em consideração a capacidade de conduzir debates, negociações, votações, articulações e formulações a partir, entre outros pontos, da facilidade para conceber idéias, elaborar propostas e projetá-las para o centro do debate, liderando sua repercussão e tomada de decisão. São avaliados apenas os parlamentares no efetivo exercício do mandato; neste caso, o período compreendido entre o segundo semestre de 2009 e maio de 2010.

De Salvador,
Camila Jasmin