Educação em Minas é tema de Seminário em BH

Os problemas do sistema educacional em Minas Gerais foram debatidos no Seminário: “A Educação que queremos”, promovido pela Fundação Maurício Grabois,  no auditório do Hotel Bristol, no centro da capital. Cerca de 100 pessoas participaram do evento, que contou com a presença da deputada federal, Jô Moraes (PCdoB –MG) e do presidente da CTB (Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil) em Minas, Gilson Reis.

O sucateamento da educação no Estado e a desvalorização dos servidores foram os temas centrais do seminário. Para a deputada federal, Jô Moraes, a educação deve ser encarada como fundamental para o desenvolvimento social do país. A parlamentar lembrou a necessidade da escolha de candidatos comprometidos com a continuidade do projeto político iniciado há 8 anos pelo governo Lula, tanto para o executivo, quanto para o legislativo . Jô Moraes ainda criticou a tentativa do atual governo de Minas de ilegalizar a paralisação dos professores da rede estadual, em greve há mais de 40 dias.

O também professor e presidente da CTB Minas, Gilson Reis, falou sobre como o governo estadual vem maquiando a realidade do sistema educacional em Minas através dos altos investimentos publicitários. “A propaganda disseminada pelo atual governo não condiz com a verdade sobre a educação no Estado”, afirmou Gilson Reis, baseando-se em dados do Enem, onde a escola mineira com melhor colocação aparece apenas a partir da segunda milésima posição no programa. O presidente da CTB lembrou ainda que enquanto o governo federal criou mais de dez novas universidades federias, o governo estadual fechou escolas. Gilson Reis também criticou a forma como a prefeitura de Belo Horizonte vem implantando o programa escola plural, em que estabelece metas de disputa e responsabilização unicamente do professor, na avaliação da qualidade da educação, e a mercantilização da educação nas escolas privadas.

Por Fabricio Menezes