Sem categoria

Vietnamitas criam Associação de Amizade com o Brasil

Realizou-se em Hanói nesta sexta-feira (4) o Congresso de fundação da Associação de Amizade e Cooperação Vietnã-Brasil. A Associação adotou um regulamento e seu programa de ações, além de eleger a Comissão Executiva, cujo presidente é o vice-ministro das Ciências e Tecnologia do Vietnã, Nguyen Van Lang.

O Congresso aprovou um plano de atividades com o objetivo de promover o conhecimento mútuo dos dois povos e países. Diversas programações estão sendo estudadas pela Associação, entre elas encontros culturais e mesmo empresariais para o intercâmbio de informações sobre oportunidades de cooperação e troca de experiências em diferentes áreas como Educação, Esporte e Cultura.

Saudando a fundação desta organização o presidente da União das Associações de Amizade do Vietnã, Vu Xuan Hong, disse: “Desde o estabelecimento oficial das relações diplomáticas entre Brasil e o Vietnã (em 1989), as relações de cooperação entre os dois países têm crescido muito em várias esferas, como os contatos políticos, as relações econômicas, culturais, nas áreas da educação e tecnologia".

O presidente Vu Xuan Hong externou o desejo de que a Associação seja bastante dinâmica, criativa em suas atividades dentro do espírito do 4º Congresso da União das Organizações de amizade do Vietnã. Manifestou também o interesse de que a Associação colabore com o Cebrapaz (Centro Brasileiro de Solidariedade e luta pela Paz) para organizar atividades em defesa da paz, da solidariedade e amizade entre os povos. Estiveram presentes à solenidade de fundação o atual embaixador do Brasil no Vietnã, João Lima Neto, o ex-embaixador vietnamita no Brasil Nguyen Dinh, e a professora de português no Vietnã Thanh Do Thi.

O presidente da entidade recém-fundada, Nguyen Van Lang, afirmou que a maioria dos membros da Associação são funcionários, ex-alunos e pessoas que já trabalharam ou estudaram no Brasil, tendo "belos sentimentos e grande simpatia" pelo país, sua gente e sua cultura, ao lado de muitos empresários vietnamitas com relações comerciais com parceiros brasileiros. “Todos eles vão contribuir ao fortalecimento das relações bilaterais. O Brasil é uma grande potência econômica mundial, a maior da America Latina e a 10ª. do Mundo. É um pais muito rico em riquezas naturais, tendo alto nível de ciência e tecnologia em várias áreas de produção e pesquisa aplicada”, concluiu ele, lembrando que o país foi o primeiro da América Latina que estabeleceu relações diplomáticas com o Vietnã.

Pedro Oliveira, com informações de Nguyen Thi Su, da Agência de Notícias do Vietnã