Montes Claros realiza festival de cinema sobre Copa

A Secretaria Municipal de Cultura de Montes Claros e a Unimontes, em parceria com o GEFUT (Grupo de Estudos sobre Futebol e Torcidas) da UFMG e o SPORT (Laboratório de História do Esporte e do Lazer) da UFRJ, promovem em Montes Claros a 1ª Mostra de Cinema com a temática futebol e copas do mundo.

A Mostra, que tem como tema “as copas e o cinema”, será realizada nos dias 9, 10 e 11 de junho, exatamente nos dois dias que antecedem e no próprio dia da abertura da Copa do Mundo da África do Sul. Parafraseando o genial cineasta Glauber Rocha, um dos mais expressivos nomes do cinema nacional, a Mostra traz no seu slogan uma homenagem ao Cinema Novo, movimento do qual o cineasta baiano foi um dos inspiradores: “Uma bola no pé e uma câmera na mão”.

Além dos filmes que serão exibidos (dezesseis, ao total), a Mostra terá ainda um caráter acadêmico. Para tanto, contará com as presenças dos doutores Victor Andrade de Melo e Rafael Fortes, da UFRJ, e Sílvio Ricardo da Silva, da UFMG, além dos mestres Luciano Pereira da Silva e Georgino Neto, da Unimontes. Os professores farão, dentro da programação, debates sobre “futebol e política” e “futebol e memória”, além do desenvolvimento do Projeto Educação para o Torcer, com estudantes da rede pública municipal de ensino.

A exibição dos filmes, entre longas e curtas-metragens, será dividida em dois espaços simultâneos, o Centro Cultural Hermes de Paula e o auditório do prédio 6 da Unimontes, onde funciona o Departamento de Educação Física. Os inscritos poderão escolher, de acordo com a programação, a quais filmes preferem assistir em determinado dia da Mostra, tendo ainda a oportunidade de ver no dia seguinte aqueles a que deixaram de assistir no dia anterior.

Segundo o Secretário Adjunto de Cultura de Montes Claros, Lipa Xavier, um dos organizadores da Mostra, “o evento tem por objetivo possibilitar o encontro de pessoas que tenham em comum o interesse por duas práticas culturais: futebol e cinema”. Além disso, segundo ele, “o mundo inteiro estará respirando futebol naqueles dias, o que atrairá um grande interesse pelos filmes”.

A Mostra “Uma bola no pé e uma câmera na mão” exibirá 16 filmes, em 23 exibições distintas, o que permitirá aos inscritos ver todos os filmes em exibição e ainda participar dos debates. A abertura será no Centro Cultural Hermes de Paula no dia 9 de junho às 18 horas. Logo após, às 19 horas, haverá a exibição do primeiro filme da Mostra, “O ano em que meus pais saíram de férias”.

As inscrições poderão ser feitas no Departamento de Educação Física da Unimontes e no Centro Cultural Hermes de Paula, e são inteiramente gratuitas.