UJS mineira preparada para os desafios de 2010

Crescer a influência política dos jovens socialistas em todas as fileiras de atuação. Consolidar a organização nas principais cidades do estado, disputar dezenas de entidades estudantis além de realizar uma exitosa campanha de juventude para o candidato da base de Lula para o governo de Minas. São muitos os desafios apontados pelo ultimo 8 º Congresso Estadual da UJS em Minas.

UJSMG

Cerca de trezentos jovens participaram do congresso que contou com delegados de todas as regiões do estado. Meio ambiente, esporte, diversidade e movimento estudantil são algumas das questões debatidas pelos jovens socialistas. Presente na atividade a deputada federal Jô Moraes (PCdoB/MG), estimulou a militância relembrando o tempo em que lutava contra a ditadura militar.
 
Marcando presença no evento, o deputado estadual Carlin Moura contribuiu significativamente, com a realização do debate de conjuntura, que tinha como tema “Colocar Minas no rumo do Brasil.” Segundo ele, "é preciso unir forças para que o Estado de Minas, assim como o Brasil, seja governado pelo projeto vitorioso e progressista iniciado pelo Presidente Lula".

As atividades do congresso foram bastante produtivas e de rico debate político entre os jovens Mineiros. No último dia de congresso, foi realizado na parte da manhã um ato com as juventudes partidárias de esquerda do estado de Minas Gerais. Logo à tarde, na plenária final, foram apresentadas e votadas as ações propostas, formuladas nos grupos de trabalho, e em seguida foi eleita a nova diretoria que irá conduzir a UJS-Minas nos próximos dois anos.

Reeleita presidente da UJS-Minas, Viviene Adriana comentou os desafios da próxima gestão, principalmente no próximo semestre com as eleições presidenciais. “Minas Gerais sempre teve um papel muito importante nas eleições, e dessa vez não será diferente, por isso, será um desafio cotidiano dos novos dirigentes da UJS conscientizar a juventude Mineira, a respeito da importância da continuação de um governo progressista no nosso país para a consolidação do nosso projeto maior que é o socialismo. Sabemos muito bem que os desafios não vão ser fáceis, e é justamente por isso que me sinto muito feliz vendo essa nova diretoria.”

Além dos debates políticos, o congresso deixou bem claro toda a irreverência da militância da UJS, que realizou (com toda a sua peculiaridade) atividades que foram de Sarau poético a torneio esportivo. O congresso deixou bem claro que a militância da UJS sabe bem o significado das três letras da sigla da entidade; o U de União pode ser notado ao longo de todo congresso, desde os trabalhos coletivos aos debates que mostraram a união de pessoas com o mesmo objetivo político. O J de Juventude ficou bem claro nas atividades, festas e eventos, e também nas intervenções políticas que mostraram a importância de uma valorização maior da juventude brasileira. O S de Socialismo não perdeu o seu significado em momento algum (nem mesmo nos nomes dos times do torneio esportivo), e ficou ainda mais claro o porquê dessa Juventude estar sempre tão unida, na busca por um objetivo único e coletivo com a construção de um país mais justo, igualitário e soberano. Um país Socialista.

De Contagem,
Isadora Scórcio.