UJS realiza um vitorioso congresso em Belém

Foi com este entusiasmo que, no último sábado (05), a UJS- Belém, realizou evento que marcou os jovens da capital paraense. Ao todo, foram mobilizados mais 600 filiados, nas plenárias de base e participaram aproximadamente 100 jovens, que estiveram presentes na sede do Sindicato dos Bancários, onde tiveram a oportunidade de debater política, educação e o papel da juventude na construção de país mais justo, além de muita descontração, com a realização do 1º Torneio de Futsal da UJS de Belém.

Esse foi o 4º Congresso da UJS em Belém, que contou com a presença do Professor Nairo Bentes representado a CTB (Central dos Trabalhadores do Brasil), do Secretário Geral do Sindicato dos Trabalhadores da Educação Pública do Estado do Pará (SINTEPP) Cleber Rezende, Alexandre Virgula da Direção Nacional da UJS e Diretor do Centro de Estudo e Memória da Juventude Amazônica – CEMJA, o Presidente da União Acadêmica Paraense (UAP), Pedro Fonteles e o estudante Cleiton Costa, Diretor de Políticas Educacionais da UBES e Presidente da União Metropolitana dos Estudantes Secundaristas de Belém (UMES).

Quem aproveitou o Congresso e contou um pouco das suas experiências profissionais e de militância, foi o Professor Nairo Bentes que levantou um dos pontos focados da atual conjuntura da educação no Estado Pará. No final do debate o Nairo apresentou um vídeo aos participantes, intitulado “Escola Chata”, mostrando o por que dos jovens preferem o shopping à escola, pelo fato de viverem em um país onde o capitalismo é quem impera. E isso é incentivado pelas próprias leis e os governos que preferem ver as pessoas comprando e pagando suas contas em dias, do que ver os jovens freqüentando a escola e tendo senso crítico.

Já o Vice-Presidente da UJS no Pará, Henos Silva, falou da sua militância em prol dos jovens paraenses, destacando sua importância para o futuro do Pará e do Brasil. “Congressos como esse são importante para que haja uma aproximação com os jovens e a comunidade, no sentido de vislumbrar uma juventude politizada, a fim de construir sua cidadania consciente do seu papel em Belém, no Pará e no País”.

Para encerrar o evento, na plenária final, o Presidente da Estadual UJS/PA, Rodrigo Moraes conduziu a aprovação da nova direção da UJS em Belém, que terá jovem Ozinaldo Freitas (Naldo), que ficará na Presidência pelos próximos 2 anos. “O Naldo conhece a realidade e as dificuldades da juventude da capital, foi presidente do grêmio “Paulo Fonteles”, diretor da UBES e recentemente ingressou na faculdade”, ressaltou Rodrigo.
Naldo, aproveitou o primeiro momento como líder da UJS e convocou os delegados eleitos no congresso municipal para participar, nos dias 12 e 13 de junho, do 12º Congresso Estadual da UJS – Pará.

E assim, com um clima de muita animação e otimismo, o congresso de Belém é um exemplo de que é necessário construir cotidianamente uma UJS cada vez mais forte e enraizada, para dar respostas aos desafios colocados para a juventude.

De Belém,
Ketno Lucas