Sem categoria

Inácio quer aprovação rápida da Universidade Luso-Afro-Brasileira

A criação e instalação da Universidade Federal de Integração Luso-Afro-Brasileira (Unilab), na cidade de Redenção, no Ceará venceu a primeira etapa para sua aprovação no senado. O parecer de autoria do senador Inácio Arruda (PCdoB-CE), que é o relator da matéria, foi aprovado nesta quarta-feira (9), por unanimidade, na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado Federal.

A matéria segue agora para a Comissão de Relações Exteriores e depois para a Comissão de Educação, esta última em decisão terminativa, o que dispensa da votação do projeto no plenário. Inácio trabalha para aprovar a nova universidade antes do Senado entrar em recesso no mês de julho.

No parecer favorável ao projeto, Inácio Arruda ressaltou o compromisso da Unilab em ministrar ensino superior, desenvolver pesquisas e promover a extensão universitária com vistas à integração entre o Brasil e os demais membros da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP).

Sua atuação estará focada, conforme acrescentou, na promoção do desenvolvimento regional e no intercâmbio cultural, científico e educacional entre esses países. A CPLP estará representada tanto no corpo de alunos quanto no de professores. Os cursos da Unilab deverão enfatizar as áreas de formação de professores, o desenvolvimento agrário, gestão e saúde pública.

Em Salvador

Inácio Arruda destacou o mérito das emendas apresentadas pelos senadores Aloizio Mercadante (PT-SP) e Antonio Carlos Júnior (DEM-BA) ao projeto, mas decidiu rejeitá-las para evitar que o projeto voltasse para a Câmara e, assim, tivesse sua aprovação adiada. No entanto, o relator intermediou junto ao governo federal a futura instalação, por via administrativa, de uma unidade da Unilab em Salvador (BA).

Essa foi uma das emendas apresentadas por Antonio Carlos Júnior, que não criou obstáculos à aprovação do projeto em função desse acordo com o governo. O senador Tasso Jereissati (PSDB-CE) também confirmou o apoio de seu partido ao projeto.

Ao comentar o mérito da proposta, Inácio Arruda relembrou fatos históricos que justificaram a escolha do Ceará para sediar a Unilab. Conforme explicou, cinco anos antes da promulgação da Lei Áurea, que aboliu a escravidão no Brasil, 116 escravos de um lugarejo cearense que viria a se tornar o município de Redenção receberam sua alforria.

"Tais precedentes históricos, reforçados pela proximidade da cidade de Redenção em relação a Fortaleza, certamente contribuíram para que o Poder Executivo decidisse fixar nesse município cearense a nova Universidade", considerou, no parecer.

Em Redenção

Nesta sexta-feira (11), em Redenção, o senador Inácio Arruda participa de audiência pública para tratar da implantação da Unilab no município, localizado a 55 Km de Fortaleza, no Maciço de Baturité. Inácio destaca a importância e pertinência do projeto que já foi aprovado na Câmara dos Deputados, tendo conseguido sua primeira vitória no Senado, com sua aprovação na CCJ.

Para o senador, “uma universidade internacional, instituída com os propósitos mencionados, contribuirá para a cooperação entre os povos dos países participantes, e a defesa da paz entre esses mesmos povos situados dos dois lados do Oceano Atlântico e mesmo em outras regiões do mundo.”

De Brasília
Márcia Xavier