PCdoB–BA finaliza projeto eleitoral e prepara Convenção Estadual

Por Julieta Palmeira*

A proposta de candidaturas à Assembléia Legislativa a ser encaminhada à Convenção Estadual Eleitoral, no dia 27/6, e o pleito da suplência de Senado na chapa do pré-candidato a governador Jaques Wagner (PT) foram temas que polarizaram os debates da reunião do Comitê Estadual do PCdoB, realizada neste sábado(12/6), no hotel Sol Barra, em Salvador.

O Comitê Estadual levará à Convenção a proposta de aliança para a chapa majoritária com o PT-PP-PCdoB-PDT-PSB-PSL-PRB; expressa nas candidaturas de Wagner, e de Lídice da Mata (PSB) e Walter Pinheiro (PT) ao Senado.

A resolução da reunião registra que o projeto eleitoral do PCdoB é parte do projeto nacional liderado por Lula que, nessas eleições, se expressa a partir da candidatura para presidente de Dilma Rousseff, e destaca os desafios da reeleição de Wagner ao governo, o esforço de maior presença da esquerda na chapa majoritária, a eleição de três deputados federais e o crescimento da representação na Assembléia Legislativa. No que tange a maior presença da esquerda na chapa majoritária, o Comitê Estadual definiu por manter o pleito do PCdoB na primeira suplência de um dos candidatos ao Senado na chapa de Wagner.

Já o plano eleitoral do partido é construido e dirigido pelo Comitê Estadual, que dialoga com os Comitês Municipais, e sua aprovação final cabe à Convenção Eleitoral .

A direção estadual considera que, nas circunstâncias, a eleição dos candidatos a deputado federal (Alice Portugal, Daniel Almeida e Edson Pimenta) “é mais viável em coligação ampla, especialmente com o PT, e exige direção centralizada da campanha, distribuição equilibrada de áreas de atuação, dos quadros, das 'dobradinhas', dos recursos e do tempo de rádio e TV”. Já no que diz respeito às eleições para a Assembléia Legislativa, o PCdoB persiste na opção de constituir uma chapa numerosa, em coligação com partidos que favoreçam o desempenho eleitoral, ou em chapa própria. Contatos estão sendo realizados com o PSB e com outros partidos para definição do contorno da coligação até a Convenção Eleitoral Estadual. 

A chapa proporcional estadual deve corresponder à expansão do partido, dar suporte à eleição dos federais e atender à expectativa de ampliação das três vagas atuais na Assembléia Legislativa; além de contemplar projetos eleitorais municipais e projetar um número maior de novas lideranças. O Comitê Estadual ainda autorizou o Secretariado a realizar ajustes nas coligações e na lista de candidaturas apresentada com 40 nomes.

A resolução da reunião considera que a unidade de “área de campanha” é o município. O PCdoB e sua área de influência em âmbito municipal devem fazer a campanha de apenas um candidato a deputado federal; salvo situações especiais definidas pela Direção Estadual.

A reunião aprovou ainda a convocação da Convenção Estadual Extraordinária do PCdoB para o dia 14 de agosto, vinculada ao Congresso Nacional Extraordinário do partido que aprovará o estatuto.

* secretária estadual de Comunicação do PCdoB-BA