Seminário debate aspectos legais da campanha eleitoral de 2010

O PCdoB de Goiás realizou no último sábado (12) um Seminário sobre as regras eleitorais deste ano para seus pré-candidatos e coordenadores de campanha. O evento aconteceu durante todo dia, das 8h às 18 horas no auditório do Sint-Ifesgo.

O primeiro tema foi apresentado pelo presidente estadual do PCdoB, Fábio Tokarski que abordou contextualização político das eleições 2010 como o avanço da candidatura de Dilma Rousseff para a Presidência, bem como as dificuldades enfrentadas pelo opositor José Serra e a polarização da candidatura nacional. 

 
O presidente estadual falou ainda da conjuntura das candidaturas de Iris Rezende, Marconi Perillo e Vanderlan Cardoso ao governo do Estado e o cenário das candidaturas federais, como as últimas negociações da composição da chapa majoritária. Fábio Tokarski ponderou também sobre a importância das candidaturas estaduais na campanha para deputado federal. 
 
O secretário geral do PCdoB, Honório Ângelo da Rocha abordou os principais pontos de estruturação de uma campanha e o assessor parlamentar, Flávio Vilar transcorreu sobre planejamento e as fases da campanha.
 
Com objetivo de esclarecer os pré-candidatos, coordenadores e assessores de campanha a respeito da legislação eleitoral deste ano, os advogados e dirigentes partidários, Edwiges Carvalho, Ubaldo Barbosa e Luiz Carlos Orro fizeram apresentações a respeito do registro das candidaturas, documentação necessárias, a arrecadação financeira e a prestação de contas, com os principais pontos legais com o objetivo de esclarecer dúvidas de campanha.
 
A secretária estadual de Comunicação, Eliz Brandão abordou a regulamentação da propaganda eleitoral, bem como as permissões, vedações e requisitos apontados em forma de lei pelo Tribunal Superior Eleitoral.
 
Comissão  
 
Uma comissão de advogados estará à disposição dos candidatos, coordenadores e assessores da campanha na secretária do Comitê Estadual (Rua 229-A nº 25, Praça Botafogo, Setor Universitário, Goiânia/GO).
 
Projeto Eleitoral
 
A Convenção Estadual do PCdoB de Goiás se realizará no dia 26 de junho de 2010, das 8h às 17h, no Auditório Costa Lima, da Assembléia Legislativa de Goiás, em Goiânia.

Por Eliz Brandão