Lançada Frente em Apoio à Indústria de Máquinas e Equipamentos

O líder do PCdoB, deputado Raul Carrion, lançou nesta quarta-feira (16), a Frente Parlamentar em Apoio à Indústria de Máquinas e Equipamentos.

Frentemaquinas - Liane Priscila Rodrigues

Prestigiaram o ato o deputado Mano Changes (PP), os diretores regionais da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq), Mathias Elter e Ernani Cauduro, o representante do Sindicato dos Metalúrgicos, José Maria dos Santos, e a Secretária de Políticas Sociais da CTB, Izane Mathos.

O parlamentar, proponente e coordenador da Frente, salientou a representatividade da Frente, assinada por 49 parlamentares de todos os partidos em prol de um setor estratégico no Estado e no país. “O Brasil já teve uma pujante e poderosa indústria de máquinas, já ocupou o 5º lugar no mundo, mas agora é apenas o 14º país no ranking”, lembrou. Para Carrion, o importante é incentivar o diálogo com o segmento do trabalho e do capital.

Izane lembrou a importância de apoiar a frente também para gerar emprego, renda e fomentar a economia. Elder reafirmou a parceria com o Simers, que representa os produtores de máquinas rurais. Segundo Elder, mais de 25% da massa salarial do Brasil vem do setor de máquinas, daí a importância do incentivo do parlamento gaúcho. “Somos a fábrica das fábricas. Quando nós estamos bem, o Estado está bem.”

Audiência Pública
A Comissão de Economia e Desenvolvimento Sustentável discutiu, em audiência pública, no início de maio, a situação do setor de produção de máquinas e equipamentos, no Rio Grande do Sul e no Brasil, e a necessidade de políticas públicas para a valorização de seu papel estratégico.

De Porto Alegre,
Isabela Soares