Sem categoria

Colombianos elegem novo presidente neste domingo

Fora dos jogos da Copa do Mundo de Futebol na África do Sul, os colombianos deverão concentrar as atenções no segundo turno das eleições para a Presidência da República, disputado neste domingo (20).

O governista Juan Manuel Santos e o opositor Antanas Mockus, do Partido Verde, disputam a sucessão do presidente da Colômbia, Álvaro Uribe. Santos encerrou o primeiro turno, em 30 de maio, com 46,6% dos votos válidos, enquanto Mockus obteve 21,5%.

Observadores internacionais afirmam que há uma tendência a um elevado percentual de abstenção nas votações neste domingo. Apaixonados por futebol, os colombianos não conseguiram a classificação para a Copa, porém acompanham os jogos e muitos torcem para a seleção do Brasil que joga às 15h30 deste domingo com a Costa do Marfim. O que pode aumentar a abstenção.

Na última sexta-feira (18), Uribe disse que vai votar cedo para poder acompanhar os jogos da Copa do Mundo. "Eu tomei a decisão de não votar às 8h30, mas às 8h da manhã para não perder um minuto”, disse ele. Na Colômbia, as urnas abrem às 8h e fecham às 16h.

O candidato vitorioso toma posse no dia 8 de agosto. Nos últimos dias, Santos e Mockus se enfrentaram em vários debates. Para especialistas brasileiros que acompanham o processo político na Colômbia, as propostas apresentadas por ambos são frágeis.

Com relações difíceis com os vizinhos Venezuela e Equador, Santos e Mockus concordam em buscar uma saída diplomática. A Colômbia invadiu o território equatoriano para capturar guerrilheiros das Farc, o que provocou revolta do governo de Rafael Correa. Uribe também deu sinal verde para os Estados Unidos instalarem sete bases militares no país, o que causou críticas dos governos progressistas da região

Para o governo brasileiro, as bases militares não são alternativas adequadas para combater a violência na região.

Da redação, com agências