PCR lança livro sobre resistência feminina à ditadura

Nesta segunda-feira (21), a Prefeitura do Recife, através da Secretaria de Direitos Humanos e Segurança Cidadã, o Governo de Pernambuco e a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SEDH/PR) lançam o livro “Luta, Substantivo Feminino”.

A solenidade acontece às 18h, no Museu de Arte Moderna Aloísio Magalhães (Mamam), na Rua da Aurora, nº 265, Boa Vista, e conta com a presença do prefeito do Recife, João da Costa, e do Ministro da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, Paulo Vannuchi, e o vereador Luciano Siqueira (PCdoB).

“Luta, substantivo feminino” é a terceira publicação desenvolvida a partir do livro-relatório “Direito à Memória e à Verdade”, lançado pela SEDH em agosto de 2007, que apresenta todos os casos julgados pela Comissão Especial Sobre Mortos e Desaparecidos Políticos, desde sua criação, em 1995.

A publicação, que tem uma edição pernambucana editada pela Companhia Editora de Pernambuco (Cepe), retrata as histórias de mulheres torturadas, desaparecidas e mortas na resistência à ditadura militar (1964-85).

O livro reúne os perfis de 45 mulheres assassinadas ou desaparecidas e outras 27 sobreviventes de diferentes organizações de resistência à ditadura que tiveram seus casos julgados pela Comissão Especial Sobre Mortos e Desaparecidos Políticos. A obra traz ainda informações sobre as circunstâncias em que essas mulheres morreram ou desapareceram.

Fonte: www.recife.pe.gov.br