Livro retrata a luta de mulheres durante a ditadura

Numa noite marcada pelas presenças de autoridades e ex-militantes da resistência à ditadura militar que assombrou nosso país entre os anos de 1964 e 1985, foi lançando nesta segunda-feira (21), no Museu de Arte Moderna Aloísio Magalhães (Mamam), na Boa Vista. .

mulher

o livro “Luta, Substantivo Feminino”. O lançamento da publicação, que retrata as histórias de mulheres torturadas, desaparecidas e mortas no período, foi promovido pela Prefeitura do Recife através da Secretaria de Direitos Humanos e Segurança Cidadã, o Governo de Pernambuco e a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SEDH/PR) e emocionou todos os presentes.

Representando o Prefeito João da Costa, a Secretária de Direitos Humanos e Segurança Cidadã, Amparo Araújo, abriu a solenidade que, segundo ela, “é uma conquista, pois somente num estado democrático de direito é possível se realizar momentos como esse e homenagear essas verdadeiras guerreiras”. Em depoimento emocionado, a professora Izabel Fávero, ex-militante da VAR-Palmares, contou a dificuldade que ainda tem, mesmo passados quarenta anos, de falar sobre o sofrimento imposto nos anos de chumbo. “Ao mesmo tempo em que dói lembrar, eu não quero esquecer. O que o livro traz é uma pequena parte do que vivemos na história, mas é de grande importância para nós, mulheres que fomos brutalmente violentadas”, disse Izabel.

O evento também foi marcado pela descontração. Declarando sua paixão pela cidade do Recife, o Ministro da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, Paulo Vannuchi, recitou versos do poeta Manuel Bandeira e destacou a importância do papel da capital pernambucana. “Recife é o local do Brasil que é a vanguarda no conjunto de divulgação da memória e da verdade. Estamos aqui lembrando pessoas que morreram para que chegássemos a esse ponto da história. É preciso lembrar heróis e heroínas para inspirar crianças e jovens a construir um país de plena democracia”, ressaltou o Ministro.

Também estavam presentes no lançamento o Secretário Executivo de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, Rodrigo Pelegrino, a Secretária Especial da Mulher, Rejane Pereira, a deputada estadual Tereza Leitão e o vereador Luciano Siqueira.

O livro – “Luta, substantivo feminino” é a terceira publicação desenvolvida a partir do livro-relatório “Direito à Memória e à Verdade”, lançado pela SEDH em agosto de 2007, que apresenta todos os casos julgados pela Comissão Especial Sobre Mortos e Desaparecidos Políticos, desde sua criação, em 1995.

A publicação, que tem uma edição pernambucana editada pela Companhia Editora de Pernambuco (Cepe), retrata as histórias de mulheres torturadas, desaparecidas e mortas na resistência à ditadura militar (1964-85). O livro reúne os perfis de 45 mulheres assassinadas ou desaparecidas e outras 27 sobreviventes de diferentes organizações de resistência à ditadura que tiveram seus casos julgados pela Comissão Especial Sobre Mortos e Desaparecidos Políticos. A obra traz ainda informações sobre as circunstâncias em que essas mulheres morreram ou desapareceram.


Fonte: Site da PCR – Por Márcia Vanderlei