Jornal destaca Zito Vieira do PCdoB como candidato ao Senado

Matéria do jornal O Tempo aponta o candidato do PCdoB como uma das alternativas para Senado em Minas.Leia abaixo a matéria na integra.

Zito e orlando - Pedro Leão

Chapa de Lula em Minas vai ter Patrus e Clésio Andrade

A chapa da base do presidente Lula em Minas está praticamente pronta. Com a confirmação do ex-ministro Patrus Ananias (PT) de que aceitará o convite para ser candidato a vice ao lado do senador Hélio Costa (PMDB), os principais lugares estão preenchidos. Apesar de oficialmente os líderes de partidos da base aliada negarem, uma das mais cobiçadas vagas na chapa majoritária, a de suplente do candidato ao Senado, Fernando Pimentel (PT), já foi encaminhada para o PR, que deve indicar Clésio Andrade.

O encaminhamento foi dado, ontem, em uma reunião entre Hélio Costa e líderes do PMDB, PT, PCdoB e PR, em Brasília. Segundo informações de bastidores, Pimentel sinalizou que aceita a indicação de Clésio, mesmo não sendo a sua primeira opção. O petista queria o nome do deputado José Santana (PR) para a vaga, mas o parlamentar se aproximou demais dos tucanos nos últimos dias. O nome do deputado federal Virgílio Guimarães (PT) também foi praticamente descartado.

O único entrave para a definição é o acerto das chapas proporcionais. Fora dos microfones, Clésio condicionaria o seu apoio à entrada do PT na chapa para deputado federal. Um "chapão" da base lulista também é desejo dos outros partidos, mas os petistas insistem em sair sozinhos. A previsão é de que a questão só seja fechada na véspera das convenções dos partidos, no dia 30.

Falta a confirmação do segundo candidato ao Senado. Zito Vieira (PCdoB) é o mais cotado, mas há outro nome – levantado nas últimas horas -, o do deputado federal Miguel Martini (PHS). "Há pelo menos quatro nomes que ainda disputam a indicação. Mas não há nada definido", disse o presidente do PMDB em Minas, Antônio Andrade.

Clésio já é suplente do senador Eliseu Resende (DEM) e, se for eleito outra vez, terá que abdicar de uma das suplências.

Nomes
Provável chapa da base de Lula em Minas:

Governador
Hélio Costa (PMDB)
Vice-governador
Patrus Ananias (PT)
Senado 1
Fernando Pimentel (PT)
Suplente: Clésio Andrade (PR)
Senado 2
Zito Vieira (PCdoB) ou Miguel Martini (PHS)