Convenção empolgante marca arrancada eleitoral do PCdoB-RJ
O lançamento de chapas próprias para deputado estadual e deputado federal e entusiasmo com as candidaturas de Dilma Rousseff e Sérgio Cabral marcaram a Convenção Estadual do PCdoB-RJ. O evento ocorreu neste sábado (26) e atraiu para o ato político mais de 1.500 pessoas.
Publicado 26/06/2010 18:52 | Editado 04/03/2020 17:04
Na parte da manhã, 127 delegados, representando o conjunto da militância comunista, aprovaram por unanimidade a resolução política e a nominata com 40 candidatos a deputado federal e 82 a deputado estadual. Na parte da tarde, mais de 1500 pessoas superlotaram o auditório do 9º andar da Associação Brasileira de Imprensa – ABI, no centro do Rio, para assistir ao ato político da convenção.
Compareceram ao ato político, comandado pela presidente estadual do PCdoB, Ana Rocha, o presidente nacional do partido, Renato Rabelo, o governador do estado do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral (PMDB), o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PMDB), o ex-prefeito de Nova Iguaçu e candidato ao Senado Lindberg Farias (PT), o presidente da Assembleia Legislativa e também candidato ao Senado, Jorge Picciani (PMDB) e o deputado federal Luiz Sérgio, presidente estadual do PT.
Continuar o projeto no Rio e no Brasil
A presidente do PCdoB-RJ, Ana Rocha, afirmou que “não é a toa que existe a vontade de continuar o que vem dando certo. Uma das nossas resoluções é lutar para garantir a eleição de Dilma e a outra reeleger Sérgio Cabral. O governo do Rio estabeleceu uma parceria com o governo federal, que tem favorecido o nosso estado, e realizado iniciativas próprias, como o combate à violência, as UPPs se tornaram uma marca positiva do governo Cabral, foi essa inteligente parceria que trouxe as olimpíadas para o Rio”.
Ana também destacou o apoio à chapa de senadores com Lindberg Farias (PT) e Jorge Picciani (PMDB) e o lançamento de chapas próprias do Partido para deputado federal e estadual, com lideranças de diversas regiões do estado e de várias categorias. “Nosso esforço é eleger, no mínimo, três deputados federais e três estaduais, com destaque para Jandira Feghali e Edmilson Valentim e transformar em voto a influência política acumulada pelo PCdoB”.
O presidente do PCdoB, Renato Rabelo, agradeceu a participação do governador Sérgio Cabral no 12º Congresso Nacional do Partido, no final de 2009, um gesto político valorizado pelo PCdoB. Salientou também o lançamento de uma nominata de deputados federais e estaduais, com destaque para Jandira e Edmilson. “O Rio de Janeiro é uma grande referência para o Brasil e ter uma bancada de deputados terá um grande valor”, disse.
Sobre a sucessão presidencial, Renato afirmou que “Lula abriu um novo caminho para o Brasil e o povo quer a continuidade deste projeto. Dilma, escolhida como sucessora de Lula, é uma pessoa capaz e experiente. Pela primeira vez teremos uma mulher na presidência do país, para dar continuidade aos avanços”.
Parceira PCdoB-PMDB
O prefeito do Rio, Eduardo Paes, ressaltou a parceria com o PCdoB na cidade do Rio e afirmou que a aliança com o PMDB para as eleições de 2010 consolida esse projeto. “O Brasil mudou, as pessoas estão melhorando de vida e o governo fará uma gestão ainda melhor”, finalizou Paes. Candidato ao senado, Picciani também destacou a aliança do PCdoB com o PMDB e a importância da eleição de deputados comunistas: “Eu sei a qualidade da representação do PCdoB, que tem ajudado no desenvolvimento do país”. Também candidato ao senado, Lindberg lançou o desafio de lançar as candidaturas de Dilma e Cabral em uma grande passeata na Avenida Rio Branco.
Segundo o deputado Edmilson Valentim, essa aliança – PCdoB, PT e PMDB – alinha o Rio de Janeiro com o desenvolvimento do Brasil, a geração de emprego e distribuição de renda. “Vamos dar continuidade ao crescimento, nunca visto na história desse país. Precisamos continuar a nossa luta pelo desenvolvimento do estado, reforçando nossa bancada na Câmara Federal e no Senado”, afirmou Edmilson.
Para Jandira Feghali, o PCdoB do Rio de Janeiro entra nesta disputa com ousadia, buscando eleger uma bancada de deputados federais e estaduais. Falou também sobre a importância de eleger dois senadores – Picciani e Lindberg – e garantir a reeleição de Sérgio Cabral. “Vamos defendê-lo com força e garra”, disse Jandira para o governador do Rio.
Último orador da convenção, Sérgio Cabral também ressaltou a boa parceria com o PCdoB, principalmente com o ministro do Esporte, Orlando Silva, com o diretor da Agência Nacional do Petróleo, Haroldo Lima, e com o deputado Edmilson Valentim. O governador afirmou que a conquista das olimpíadas de 2016 se deve ao grande trabalho de Orlando. “No dia que nós ganhamos eu disse ao presidente Lula: vai ser constituída a Autoridade Olímpica e peço ao senhor que nomeie Orlando Silva, que foi o grande comandante desta vitória”.
Cabral destacou as realizações de sua gestão, como a criação das UPAs e UPPs, que segundo ele será implementado em nível nacional por Dilma Roussef, o Bilhete Único, a ampliação do metrô que está em construção, os investimentos nas favelas, a construção de habitação popular, novos colégios públicos, entre outras.
Também participaram da mesa do ato político o deputado estadual Fernando Gusmão (PCdoB), o vereador Roberto Monteiro (PCdoB), o vice-governador Luiz Fernando Pezão (PMDB), a presidente da UJS-RJ, Monique Lemos, a presidente da UEE-RJ, Flávia Calé, entre outras personalidades do mundo político.
Do Rio de Janeiro,
Wevergton Brito Lima e Marcos Pereira
Foto: Vitor Vogel