Centenas de camaradas na convenção do PCdoB-Pa

As instalações do Clube Paysandu ficaram pequenas para o grande número de camaradas que vieram de todo os cantos do Estado Pará para a grande Convenção Estadual Eleitoral do PCdoB, na manhã deste sábado (26), em Belém. A abertura dos trabalhos foi realizada pelo presidente do Partido no Pará, Érico Albuquerque que ressaltou a importância do evento como um momento de confraternização. “Uma grande largada para nossa vitória”, destacou.

Mais de mil pessoas na convenção do PCdoB no Pará

Em seguida os membros da secretaria política, de organização, formação e comunicação do Partido compuseram a mesa de abertura. Além também da presença de Socorro Gomes, ex-deputada federal, que representou a direção nacional do PCdoB no evento. Após a aprovação do regimento da Convenção Eleitoral do Partido, a camarada Socorro Gomes fez uma explanação dos avanços do governo Lula.

“Sem democracia é muito difícil a participação dos trabalhadores e o governo Lula foi caracterizado pelo diálogo com os trabalhadores. Avançamos internamente com uma política externa diferente ampliando nossas relações com outros países. Uma política solidária, que vai além da integração econômica. E, Dilma Roussef integra este processo e tem história, o povo quer a continuidade deste processo de mudanças, para nós comunistas não é apenas um continuísmo, é um processo de continuação com avanços”, frisou.

Socorro também destacou a potencialidade das riquezas brasileiras. “Temos que derrotar as oligarquias financeiras, as riquezas de nosso país devem vir para os trabalhadores. A questão da democracia tem sido levantada por nosso partido, precisamos ter mais democracia. Precisamos de reforma democrática, dos meios de comunicação, também de reforma urbana, dando moradia digna aos trabalhadores. Avançarmos ainda na defesa dos direitos sociais, no combate ao preconceito para garantir os direitos humanos das minorias. As propostas das questões da Amazônia devem ser discutidas por brasileiros, temos consciência, temos que defender nossa soberania”, conclamou.

Segundo a dirigente nacional do PCdoB, o Partido combate o projeto entreguista de Serra que ataca tudo que têm cheiro de povo, tudo que lembra democracia. “Temos do nosso lado o projeto de Lula, porém precisamos avançar mais com Dilma, um projeto que busque ampliar a democracia caminhando para o socialismo”, disse.

No Brasil, o partido pleiteia eleger mais de 20 deputados federais, e os comunistas paraenses pretendem contribuir com essa luta, lançando um candidato a câmara federal, o companheiro Jorge Panzera. “O nosso candidato é jovem e desperta em nós o espírito Cabano”, disse Socorro fazendo uma alusão a Revolução da Cabanagem, ocorrido no Pará, no século XIX.

Os informes políticos da Convenção Eleitoral foram dados pelo presidente Érico Albuquerque, “Nossa convenção homenageia Neuton Miranda, que faleceu em 20 de fevereiro deste ano, o primeiro evento sem ele, depois de 28 anos, que demonstra a capacidade de resistência do nosso Partido, firme no objetivo de uma sociedade socialista”, ressaltou.

O presidente do PCdoB-Pará lembrou aos camaradas que: “O PCdoB têm lado, e estamos do lado de Lula, apóia a reeleição de Ana Júlia no Pará”, disse.

PCdoB consolida projeto eleitoral

Durante a Convenção Estadual Eleitoral, o Partido aprovou o nome de Jorge Panzera como único candidato do partido a Câmara Federal.

Jorge Panzera atualmente é vice presidente do Partido, e ex-secretário de esporte e lazer do Pará, a sua historia de vida e militância confunde-se com a historia do partido. Filho de Marco Panzera e Eneida Guimarães, Jorge nasceu no sertão nordestino quando seus pais eram perseguidos pela ditadura militar brasileira.

Segundo Érico Albuquerque, o nome de Jorge Panzera representa o novo. “Jorge participou do Fora Collor, somou com as lutas pela meia passagem, assumiu com competência a função da subchefia da Casa Civil, possui o perfil da juventude, tem a seu favor os feitos das políticas revolucionárias do PCdoB”, disse.

Na Convenção também foi aprovada a chapa para candidatos a deputados estaduais, com 64 nomes de diversos municípios paraenses. Vários comunistas foram às lágrimas com a exibição de um filme que contou a história de luta do partido no Pará, citando João Amazonas, Henrique Santiago, Paulo Fonteles e outros grandes lutadores do povo.

A governadora do Pará, Ana Júlia Carepa (PT) compareceu ao final da Convenção que consolidou o apoio do partido. “Lembro que comecei minha militância ao lado do companheiro Érico Albuquerque, nossa relação com o PCdoB já vem de longas datas, agradeço o apoio do partido e podem contar comigo”, destacou.

O candidato do PT ao senado, Paulo Rocha também esteve no evento, e ainda, o presidente estadual do PT, João Batista, o candidato a vice governador na chapa de Ana Júlia, o Anivaldo Vale (PR), e também o deputado estadual, Cássio Andrade (PSB) que reafirmaram a aliança com o PCdoB no Pará.

De Belém;
Isa Arnour

PCdoB aprova resolução política

A Convenção Eleitoral Estadual do Partido Comunista do Brasil – PcdoB, no Estado do Pará, realizada no dia 26 de junho de 2010, aprova a seguinte Resolução Política para as Eleições 2010:
1. Apoio à eleição de Dilma Rousseff à presidência da República, candidata do Partido dos trabalhadores – PT, para dar continuidade com avanços ao Projeto Nacional de desenvolvimento iniciado com o governo Lula;
2. Apoio à reeleição da companheira Ana Júlia Carepa, pré-candidata do Partido dos trabalhadores – PT à governadora do Estado para manter o Pará no rumo do desenvolvimento com inclusão social, geração de emprego e distribuição de renda;
3. Apoio à eleição do companheiro Paulo Rocha, pré-candidato do Partido dos Trabalhadores ao Senado Federal;
4. Eleição do camarada Jorge Panzera, como único candidato a deputado federal pelo PCdoB;
5. Eleição de uma bancada do PCdoB à Assembleia Legislativa do Estado, em chapa própria para deputado estadual;
6. Delegação de poderes à Comissão Política do Comitê Estadual para deliberar sobre possíveis alterações e pendências.