Entusiasmo foi a marca do PCdoB/CE durante Convenção Eleitoral

Centenas de comunistas participaram da Convenção Eleitoral do PCdoB no Ceará, realizada na tarde deste sábado (26/06), em Fortaleza. Eram prefeitos, militantes, parlamentares, dirigentes e representantes de movimentos sociais que juntos debateram o projeto político do Partido para estas eleições. No encerramento, um ato político com a presença do Governador Cid Gomes e dos candidatos ao Senado Eunício Oliveira (PMDB) e José Pimentel (PT), reforçou o compromisso do PCdoB com os avanços no Ceará.

Cid Ferreira Gomes - Inácio Carvalho

“Um, dois, três, quatro, cinco, mil: e Viva o Partido Comunista do Brasil”, “Vai avançar, vai avançar na unidade popular”, “Essa aliança ninguém divide. Para avançar é com Dilma e com Cid”. Com muito entusiasmo a militância comunista participou da Convenção Eleitoral do PCdoB no Ceará. Delegados eleitos nas mais de 70 seções municipais realizadas em todas as regiões do Estado estiveram reunidos para aprofundar o debate político e o projeto eleitoral do Partido nestas eleições.

A voz do Comitê Central

Representando o Comitê Central do PCdoB, José Reinaldo Carvalho, secretário nacional de Comunicação do Partido, falou aos comunistas sobre o embate que se avizinha. O dirigente considera que esta disputa política tem muitas complexidades e problemas a resolver, mas também reflete um contexto simples. “Nesta batalha, teremos o confronto de dois campos opostos. Diante disto, temos um cenário altamente favorável de dar continuidade ao progresso iniciado pelo presidente Lula elegendo Dilma presidenta”, avalia.

De um lado, detalha Reinaldo, um campo que representa os neoliberais, as forças conservadoras e atrasadas personificadas na candidatura tucana. “José Serra representa o passado, a ‘herança maldita’ do Governo Fernando Henrique Cardoso, de submissão ao capital estrangeiro e à burguesia monopolista. É dever de todo comunista esclarecer o caráter desta candidatura”, considera.

Do outro lado, o nome de Dilma Rousseff (PT) representa forças amplas, heterogêneas, em defesa do progresso. “Dilma luta para levar adiante a herança exitosa de Lula. O presidente deu os primeiros passos em direção de um país com mais igualdade social. Dilma irá além seguindo o mesmo caminho”, avalia José Reinaldo.

O dirigente comunista citou vários dados que comparam os oito anos de administração de Lula e FHC. “Em todos os setores, a vida do brasileiro melhorou. Temos clareza de que é preciso dar continuidade a este processo de mudanças e nós sabemos claramente quem representa esta continuidade. Serra tenta passar a ideia de que não é anti-Lula mas pós-Lula. O povo não é bobo”, ratifica.

Propostas do PCdoB para Dilma

José Reinaldo afirma que é preciso dar continuidade e não estacionar no avanço. “Mas este avanço será em que sentido? Em qual direção? Com quais propostas? Para estas questões, o PCdoB apresentou a Dilma o Programa Socialista, aprovado pelo coletivo partidário durante a realização do seu 12º Congresso, realizado há pouco mais de seis meses”. Segundo o dirigente, o programa pretende guiar o povo na luta pelas mudanças profundas no país. “Propomos o desenvolvimento nacional com distribuição de renda, nossa principal bandeira. Defendemos também a soberania nacional, o equilíbrio entre as regiões brasileiras, a valorização do trabalho e a estabilização da economia”, enumera.

Metas do PCdoB para estas eleições

Aprovadas na Convenção Nacional do PCdoB, José Reinaldo Carvalho citou as metas do Partido para as eleições deste ano. “Nossos objetivos principais são eleger Dilma Presidenta; aumentar a bancada comunista no Congresso Nacional fortalecendo assim o PCdoB e dando a ele um maior protagonismo”, enumera.

O dirigente alerta ainda que o êxito nas eleições não se limitam só em aumentar a bancada. “Nossa essência é propagar esta energia transformadora e revolucionária, divulgar a teoria marxista, a ideologia comunista e dar um grande salto na presença junto aos movimentos sociais. Não separamos os objetivos eleitorais dos objetivos permanentes do Partido. Não queremos simplesmente ocupar cargos, mas sim fortalecer o PCdoB”, ratifica

Patinhas: “Cid leva no 1º turno”

O presidente estadual do PCdoB no Ceará, Carlos Augusto Diógenes (Patinhas), exaltou a união e o entendimento dos 15 Partidos que apoiam a reeleição de Cid Gomes ao Governo do Ceará. “Esta união vem desde 2006, nucleada por PSB, PMDB, PT e PCdoB, quando iniciou-se um novo ciclo de desenvolvimento político no Ceará com a vitória e Cid e Inácio”, considera.

Com o anúncio das candidaturas de Marcos Cals (PSDB) e Lúcio Alcântara (PR), Patinhas avalia que a disputa pelo Governo do Estado será bem mais acirrada. “Não será aquele passeio como se anunciava. Agora os blocos estão bem mais definidos. Consideramos que nenhuma dessas novas candidaturas tem discurso consistente. A saída do PSDB será apoiar-se na candidatura de Serra já que Marcos Cals participou desde o início da administração de Cid Gomes. Já Lúcio Alcântara corre o risco de ter seu governo (2003 – 2006) comparado ao do atual governador. Sendo assim, não tem nem comparação”, avalia Patinhas.

O dirigente considera que a estratégia das duas candidaturas será buscar a confirmação de um possível segundo turno. “Não creio que isso vá acontecer. Cid Gomes leva no primeiro turno pois tem feito um trabalho de grandes realizações em todo o Ceará nas mais diversas áreas”, ratifica.

Sobre a disputa no Senado, Patinhas ressaltou as candidaturas de Eunício Oliveira (PMDB) e José Pimentel (PT). “Ambos são muito bem preparados e estão comprometidos com o desenvolvimento do Ceará. Cabe a nós derrotar Tasso Jereissati e encerrar este ciclo. Devemos assumir unidos este projeto que representa a vitória não só do Partido mas da união das forças democráticas do Ceará”, ratifica.

União e compromissos com o Ceará

No final do encontro, os candidatos apoiados pela “Coligação Ceará Melhor para Todos”, composta por 16 partidos aliados, prestigiaram o evento. O governador Cid Gomes e os candidatos ao Senado Eunício Oliveira e José Pimentel estiveram presentes na Convenção Eleitoral e agradeceram o apoio sempre firme do PCdoB e reafirmaram compromissos com o Ceará.

Patinhas afirmou que eles eram os candidatos do PCdoB, aprovados por unanimidade pelo coletivo partidário reunido durante a convenção e que toda a militância estava empenhada na vitória da Coligação Ceará Melhor para Todos. José Pimentel ressaltou a contribuição que o PCdoB dá às esquerdas e agradeceu o empenho em que os comunistas sempre atuaram na defesa dos interesses dos brasileiros. Eunício Oliveira relembrou a decisão de, em 2006, abrir mão de sua candidatura para apoiar o nome de Inácio Arruda ao Senado. “Foi uma decisão política. Não me arrependo porque Inácio faz um grande trabalho em Brasília”, analisa.

José Reinaldo afirmou que as alianças costuradas no Ceará são exemplos pedagógicos e educativos. “Tiraremos lições desta forma de fazer política. Como dizia João Amazonas, diante dos grandes desafios, a unidade é a bandeira da esperança”, recorda. O Senador Inácio Arruda também destacou a qualificação de Eunício e Pimentel para compor o Senado além de ressaltar o desempenho de Cid Gomes diante do Governo do Estado. “Tenho convicção que estamos dando um passo certo”, acredita.

O Governador Cid Gomes agradeceu a contribuição que o PCdoB sempre deu em suas administrações, tanto como Governador quanto quando foi prefeito de Sobral, e reafirmou seu compromisso e a relação de amizade que mantém com o Partido. “Para nós, o PCdoB nunca teve papel coadjuvante. Dizem que o PCdoB não é um partido grande, mas consideramos que ele é um grande partido por sua luta, trajetória, história, quadros, ideais, compromisso e amor pelo Brasil”, elogia.

Cid destacou também a união de 16 partidos em torno de um projeto de desenvolvimento para o Ceará e para o país. “Este conjunto de forças representa a união de pessoas bem intencionadas, de gente disposta a compartilhar e repartir defendendo motivos nobres. Tenho orgulho de ter o PCdoB como nosso aliado”, encerrou.

De Fortaleza,
Carolina Campos