Sem categoria

Mercosul: Chavez confia no aval do Paraguai à adesão venezuelana

O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, disse neste sábado (26) à noite que aguarda apenas a aprovação do Congresso Nacional do Paraguai para ser aceito como membro permanente do Mercosul. As informações são da Agência Venezuelana de Notícias (AVN), a imprensa oficial da venezuelana.

No entanto, não há data para a votação da proposta de integração da Venezuela, que sofre resistência da oposição ao governo do presidente paraguaio, Fernando Lugo. Os congressos do Brasil, do Uruguai e da Argentina aprovaram a integração da Venezuela como membro permanente do Mercosul. A decisão, agora, está nas mãos do Paraguai.

A entrada de um novo membro só é aceita com a aprovação de todos os sócios do bloco econômico. Chávez disse ao presidente da Síria, Bashar Al Assad, que “está confiante” na aprovação da integração venezuelana.

Em novembro do ano passando, quando houve a votação no Congresso brasileiro, a proposta dividiu opiniões. A oposição conseguiu adiar as discussões alegando que Chávez não era um líder que respeitava os princípios democráticos exigidos dos membros do bloco. Mas a base aliada ao governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi vitoriosa e a adesão foi aprovada.

De acordo com a AVN, Lugo reafirmou a necessidade de o Congresso paraguaio aprovar a entrada da Venezuela no Mercosul, como fizeram Argentina, Brasil e Uruguai. Segundo a agência de notícias, o paraguaio se manifestou durante evento no Chaco, Região Oeste do país.

Da Redação, com informações da Agência Brasil