Convenção homologa candidatura Mercadante ao governo

“O que deu certo no Brasil vai dar certo em São Paulo” , afirmou Mercadante diante dos mais de 10 mil presentes à Convenção Eleitoral do PT-SP. A candidatura do senador reúne outros dez partidos em sua coligação (PCdoB, PDT, PR, PRB, PSDC, PTN, PRP, PT do B, PPL e PRTB), na maior aliança de enfrentamento ao PSDB já montada no estado.

Mercadante na Convenção petista

“O que deu certo no Brasil vai dar certo em São Paulo” e “O que Lula fez lá nós vamos fazer aqui” foram frases repetidas por Mercadante em seu discurso à militância petista. Oposição em um estado (des)governado pelo PSDB há 16 anos, o tom do discurso foi de entusiasmo e confiança na vitória.

Completam a chapa de Mercadante o professor da USP Coca Ferraz (PDT), candidato a vice, a ex-prefeita de São Paulo e ex-ministra do Turismo Marta Suplicy (PT) e o vereador por São Paulo Netinho de Paula (PCdoB), ambos bem posicionados na disputa ao Senado.

Apoios de peso

Em Brasília para a convenção do PRB, Dilma apareceu em vídeo na convenção do PT paulista. Valorizou a participação de Mercadante na elaboração dos principais projetos do governo Lula e pediu aos presentes uma “oportunidade à São Paulo e à minha candidatura a presidente da República”.

O presidente da Câmara dos Deputados, Michel Temer (PMDB), candidato a vice na chapa de Dilma, se fex presente à Convenção. Previu vitória no primeiro turno da disputa presidencial e disse que Mercadante tem currículo "irretocável".

Três ministros do governo Lula também estiveram na convenção – os petistas Alexandre Padilha (Relações Institucionais) e Luiz Barreto (Turismo) e Orlando Silva (Esporte, PCdoB).

Eixos de campanha

Mercadante destacou em discurso propostas nas áreas de transportes, saúde, educação e segurança.

Citando a experiência em trânsito e transportes do vice de sua chapa, Coca Ferraz (PDT), o candidato prometeu equiparar em dois anos a qualidade dos trens da CPTM aos do Metrô. Afirmou ainda que irá recuperar o transporte ferroviário no estado, bastante sucateados pelas administrações tucanas dos últimos 16 anos.

Alinhado ao governo Lula, o senador disse querer levar para a saúde o modelo do ProUni – programa federal para universitários carentes . A idéia, afirmou, é que o estado banque o atendimento de pacientes do SUS em horários alternativos em clínicas e hospitais particulares, para procedimentos de alta complexidade.

Como promessa em educação, Mercadante procurou um contraponto à gestão tucana ao dizer que vai “olhar para o professor” – o governo tucano vem em escalada de degradação do professorado paulista e, por conta disso, vem enfrentando greves e mobilizações da categoria. Mercadante afirmou ainda que irá promover policiamento comunitário e patrulha em escolas como políticas de segurança.

Leia a íntegra do discurso.

Da redação, com G1.